As redes sociais têm se tornado praticamente uma extensão de nosso mundo real há alguns anos. Com a facilitação do acesso à internet e aos smartphones na maior parte do planeta, estamos cada vez mais conectados e presentes em redes como o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Youtube e diversas outras.

Com tanta gente imersa nesse ambiente, além da diversão, a informação e o contato com amigos e familiares no âmbito pessoal, as empresas já identificaram a importância de marcarem presença em perfis institucionais nas redes. E a sua indústria? Já faz parte das mídias sociais?

Sua indústria nas redes sociais: relacionamento, alcance e vendas

Uma das regras mais importantes do marketing é estar onde seu público está. De nada vale anunciar brinquedos infantis em uma revista de automóveis, ou itens esportivos no intervalo comercial de um programa de receitas. Isso não é novidade para ninguém, mas mesmo deixando de lado essas mídias tradicionais, como revistas, outdoors, Rádio e TV, etc., o marketing digital segue os mesmos conceitos.

O que as redes sociais podem fazer para as indústrias?

Proporcionando uma aproximação relevante com o público-alvo, uma humanização de sua marca e um novo canal de contato, as redes sociais podem fazer muito pela sua indústria.

Os maiores benefícios certamente se referem ao alcance, o relacionamento e, inclusive, às vendas.

Alcance

Em termos de alcance, tenha em mente que sua indústria poderá publicar vídeos institucionais, divulgar produtos, participações em feiras e eventos e muito mais, e atingir de forma orgânica milhares de usuários que serão impactados pelo seu conteúdo. Fora das redes sociais, esse alcance é extremamente improvável.

Além da entrega orgânica de seus posts, ainda há a possibilidade de impactar os usuários através de anúncios e campanhas estruturadas, campanhas para obter novos seguidores, remarketing, entre outras, onde, por um valor proporcionalmente baixo e uma segmentação específica, você atinge um público mais qualificado e aderente ao seu negócio.

Relacionamento

Estar nas redes sociais te propicia um novo canal de contato com seu público-alvo. Rápido, dinâmico e informal, o “inbox” de todas as redes sociais te permite tratar assuntos one-to-one, ou seja, diretamente entre o cliente e o responsável pelo relacionamento em sua empresa. Além disso, você ganha um espaço em comentários para tratar diretamente de elogios, dúvidas, críticas, solicitações de contato e muito mais. Se o ápice das redes sociais é garantir o relacionamento entre pessoas, sua indústria também pode se beneficiar bastante disso.

Vendas

Lembre-se que, nas redes sociais, geralmente o seu público não está ali para comprar algo, e sim para se divertir, se informar, passar o tempo, etc. Entretanto, em termos de funil de vendas, as redes sociais podem ser uma etapa importantíssima para te ajudar a atrair, manter, nutrir e tratar um eventual lead ou prospect.

Através de uma presença estruturada e um bom investimento no alcance de suas publicações, você consegue aumentar seu share of mind, ou seja, a lembrança de sua marca na mente das pessoas. Com uma geração de conteúdo relevante e frequente, você pode “nutrir” seu público-alvo garantindo que sua marca se torne uma referência, através de um bom argumento de autoridade. E claro, com uma boa gestão de relacionamento, a comunicação direta com seu público proporcionada pelas redes sociais também pode te ajudar a efetivar uma venda, ainda que ela seja direcionada dali para outro canal de contato.

Como cuidar de redes sociais para indústrias?

É fato que as indústrias costumam ter uma atuação mais B2B (Business to business), ou seja, costumam fazer negócios de empresa pera empresa. Isso faz com que sua linha editorial e visual precise ser aderente a este público.

Um exemplo: para publicações em redes sociais para indústrias, é válido utilizar termos técnicos, informações detalhadas, nomes de materiais, siglas e tudo o que se relacionar à parte técnica de seus produtos. Isso porque o público-alvo que você deve atingir por ali já tem conhecimento técnico sobre o que você oferece.

Também existem boas práticas e regras a serem seguidas em cada rede social. Recomenda-se que os textos não sejam muito extensos, que as imagens não firam as diretrizes legais, que se invista mais em vídeos do que em imagens, por conta de um alcance bastante superior, que se trabalhe com humanização ao invés de artes simples e gravuras nas publicações, entre muitas outras. Se sua indústria precisa de auxílio para compreender essas boas práticas e manter-se ativa nas redes sociais, conte com uma agência especializada como a Agência Explorer.

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