Hoje, compartilho minhas primeiras impressões sobre o Google Analytics 4 (GA4) após um mês de uso da nova versão da ferramenta.
A atualização do Analytics trouxe consigo uma nova era de análise de dados, e estou animado com o que tenho visto até agora. Primeiro, o GA4 é definitivamente um passo à frente do antigo Universal Analytics, com seu visual moderno e, apesar de alguns bugs, a experiência tem sido agradável.
Uma das coisas que mais me impressionou é a facilidade na configuração de conversões. Agora, tudo o que precisamos é de apenas um clique para configurá-las, tornando essa tarefa simples e rápida. Além disso, o GA4 continua sendo atualizado com novos recursos e ferramentas, trazendo novidades mensalmente.
Claro, nem tudo são flores, e ainda há alguns pontos a serem ajustados. O limite de dados pode ser um desafio para sites com menor volume de tráfego, e a organização temporal dos gráficos precisa de melhorias para análises de períodos mais longos.
É fundamental destacar que o sucesso com o GA4 depende de intervenções adicionais para personalizá-lo de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Não basta apenas inserir o código no site; é preciso configurá-lo adequadamente para obter insights relevantes e úteis.
Nota: Vale destacar que em algumas contas, a coleta de dados do Universal Analytics já foi interrompida, portanto, somente o GA4 está processando e disponibilizando dados para análise.
Em resumo, aqui na Explorer, estamos empolgados com o potencial do GA4 em elevar a análise de dados. Com suas vantagens, correções e aprimoramentos, tenho certeza de que estamos diante de uma ferramenta poderosa que merece nossa atenção e dedicação para alcançar resultados ainda mais satisfatórios.
Abraços,
Rogério Salgado