Para quem atua com Redes Sociais, não é segredo para ninguém que o ano de 2022 está se configurando como um dos mais agitados da história.
De janeiro para abril, tivemos:
– TikTok crescendo
– Expectativas da Meta aumentando (em breve vou escrever um artigo sobre os resultados do primeiro quadrimestre e o que eles indicam)
– Twitter comprado
– Orkut possivelmente sendo reativado
Nessa semana, a grande notícia no universo das Redes Sociais é o crescimento rápido de uma nova alternativa ao Instagram, o BeReal.
A proposta do Be é muito simples: chega de filtros e poses, é hora de ser 100% real para seus amigos.
Funciona assim: em algum momento do dia, uma notificação aparece no celular do usuário e a pessoa tem até 2 minutos para postar uma foto usando as câmeras frontal e traseira, mostrando exatamente onde ela está e o que está fazendo.
É possível publicar o conteúdo apenas para os seus amigos ou para todos os usuários da rede social.
O pano de fundo da estratégia da BeReal é a crítica ao mundo perfeito apresentado nas redes sociais, especialmente no Instagram. Talvez, pelo fato de as pessoas estarem cansadas de tanta artificialidade, a rede venha crescendo significativamente.
Por enquanto, o BeReal não tem anúncios ou contagem de usuários. Outro ponto interessante é que o usuário só pode ver publicações após publicar algo.
A BeReal já tem dois anos e somente agora ganhou visibilidade e mais mídia. Como outras iniciativas que surgiram e desapareceram (ClubHouse, por exemplo), é difícil acreditar que ela se firme, afinal é muito fácil o Instagram incorporar ou mesmo comprar a plataforma.
O grande fato é que talvez as gerações mais novas sigam procurando (como já aconteceu durante o auge do Snapchat) um local mais reservado e mais real para estarem presentes e se expressarem.
Por aqui, seguimos acompanhando os movimentos e ficamos com a velha máxima de que, quanto mais concorrência, melhor para todo o mercado, assim alguns players são obrigados a sair da zona de conforto.
Abraços e ótima semana,