O conteúdo de hoje é um pouco diferente do habitual. Nada de Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook ou Twitter; vamos falar sobre redes sociais alternativas, como Mastodon, BeReal e Medium.
Essas e outras redes estão ganhando popularidade no mercado e despertando interesse de públicos específicos.
Com a constante evolução das tendências e do uso da internet, novas maneiras de consumir conteúdo surgem com frequência e, por essa razão, é essencial estar atualizado sobre as novidades para acompanhar possíveis mudanças entre as principais redes sociais do mundo.
Abaixo uma lista de 8 redes sociais alternativas que você pode gostar de conhecer:
1. BeReal: rede social francesa que foi lançada em 2020 e permite que os usuários postem uma foto por dia sem filtros, em um período de dois minutos após clicar em “Postar um BeReal”. A rede social tem como objetivo incentivar a autenticidade e a conexão com amigos, pois só quem também publicou o seu BeReal do dia tem acesso à postagem.Já escrevi um artigo sobre ela no ano passado, e você pode conferir aqui!
2. Mastodon: alternativa ao Twitter que ganhou destaque após Elon Musk comprar o Twitter. Com funcionalidades semelhantes ao Twitter, como postagens curtas e layout de feed, a rede permite replicar conteúdos e marcações de hashtags de outros usuários.O Mastodon é uma rede descentralizada, sem algoritmos e com código aberto, que permite que diferentes empresas e usuários desenvolvam servidores para ela. Além disso, não há anúncios na plataforma, mas empresas como a Volkswagen estão presentes na rede social para alcançar o público que migrou do Twitter para o Mastodon.
3. Medium: desenvolvido pelo cofundador do Twitter, o Medium é uma plataforma voltada para a produção de conteúdo, funcionando como um blog e servindo como alternativa ao WordPress e ao Twitter. A plataforma é gratuita e já é utilizada por empresas como Itaú, Conta Azul e GE Brasil.
4. Reddit: a rede social funciona como um fórum moderado pelos próprios usuários, que podem criar tópicos para debater diferentes temas. Como a plataforma é um espaço para troca de informações, é também uma rede em que os usuários podem comentar sobre as marcas, sendo útil para entender as necessidades do público e divulgar empresas.
5. MeWe: a proposta da rede MeWe é oferecer mais autonomia ao usuário, que tem total controle sobre o feed nessa plataforma. O aplicativo não tem anúncios ou algoritmos e os dados compartilhados com a MeWe podem ser controlados pelo usuário. Para as empresas, a MeWe oferece uma versão Pro, focada na comunicação interna, semelhante ao Workplace do Facebook.
6. VSCO: é uma das redes sociais alternativas ao Instagram, com foco em conteúdos visuais. A plataforma começou com um editor de fotos e depois desenvolveu um feed próprio para publicação dos conteúdos editados. Trata-se de um dos maiores nomes entre as redes sociais para ficar de olho, principalmente para profissionais das áreas de design, fotografia e produção de conteúdo.
7. Signal: o Signal é uma alternativa a outros aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Telegram. Em 2022, a ferramenta lançou uma funcionalidade semelhante ao Instagram Stories, que também está presente em outras redes sociais, como no Facebook e no WhatsApp.
8. Vero: Plataforma alternativa ao Instagram, seguindo o conceito das novas redes sem anúncios e sem algoritmo. Mesmo sem publicidade, a Vero conta com um recurso de assinatura paga para oferecer recursos exclusivos aos usuários. A rede começou a ganhar popularidade em 2018, quando alguns influenciadores começaram a usá-la.
E você, já conhecia ou utilizou alguma das redes sociais apresentadas?
Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado.