Nesse mês de novembro, foi divulgado pelo fundador do mLabs, Rafael Kiso, o ranking de usuários de Redes Sociais aqui no Brasil.

Com 138 milhões de usuários, o Youtube continua liderando a lista com certa folga. Na sequência, vêm o Instagram e o Facebook. No retrovisor da Meta, o TikTok já começa a se aproximar.

Confira abaixo o gráfico com números em milhões de usuários.

Principais movimentações

 1. Em números absolutos, o TikTok foi a rede que mais cresceu, partindo de 72 milhões de usuários para 85 milhões;

2. O LinkedIn cresceu de 51 para 58 milhões de usuários, consolidando a rede social no top 5 do ranking de usuários no Brasil;

3. Apesar de estar na última posição do gráfico, o Twitter saltou, em apenas um ano, de 19 para 26 milhões de usuários. E agora, com a recente aquisição por Elon Musk, é uma rede que inspira atenção;

4. O Facebook foi quem mais perdeu usuários no período, com uma redução de cerca de 7 milhões;

Nas duas primeiras posições, não tivemos surpresas, com o Youtube consolidado no topo e o Instagram confirmando a ultrapassagem de 2021 sobre o Facebook.

Por fim, uma rede que merece atenção e muitas vezes nem é considerada na estratégia de marketing é o Pinterest, que ganhou cerca de 4 milhões de usuários.

Naturalmente, trata-se de uma rede bastante nichada e com maior aderência para segmentos como moda e decoração, por exemplo, mas a depender de seu segmento de atuação, pode ser um canal relevante.

O que achou da lista? Tem experimentado novas redes sociais por aí?

Abraços e até a próxima semana,
Rogério Salgado

Categorizado em: