O mês de maio ainda não terminou, entretanto, já está marcado por diversas pequenas novidades e melhorias que o Google está aplicando em suas plataformas.

Google Ads

Na ferramenta de anúncios, o Google apresentou a nova campanha de máxima performance (PMax) para o Google Shopping.

Vale destacar que o recurso havia sido lançado em 2020, porém, teve pouca adesão por parte dos anunciantes.

Para estimular a utilização, o Google – além de prometer mais eficiência e desempenho nas campanha – disponibilizou um botão simples que permite migrar campanhas em antigos formatos a partir de um único clique.

Abaixo os principais benefícios da nova campanha:

 

Ainda no Ads, o Google anunciou que a partir de 30/06, não será mais possível criar ou editar anúncios de texto expandido.

A partir dessa data, os anúncios responsivos de pesquisas serão 100% obrigatórios.

Outro ponto importante é que o Google modernizou os anúncios responsivos, permitindo mais espaço para transmitir a mensagem: adição de um terceiro título, adição de uma segunda descrição e usar até 90 caracteres para cada descrição.

Nota: Aqui na Explorer, já trabalhamos preventivamente na migração de todos os anúncios legados de texto expandido. Dessa forma, nenhum cliente terá impacto.

Google Analytics

O recurso de tempo real do Google Analytics recebeu uma discreta atualização, porém, que deixou muita gente perdida.

A seção de tempo real agora apresenta os resultados dos últimos 5 minutos, não mais os 30 minutos anteriores.

 

Como a mudança foi bastante sutil (no canto superior à direita da imagem acima é possível ver a informação de usuários ativos nos últimos 5 minutos) e sem comunicação em grande escala, realmente pegou muita gente de surpresa.

Google Meu Negócio

Para fechar as atualizações, o Google também confirmou a descontinuidade do Google Meu Negócio. A plataforma era responsável por centralizar a gestão das listagens do Google Maps.

O primeiro anúncio da mudança foi no final de 2021, entretanto, somente agora o Google formalizou essa alteração aos administradores pelos perfis no Google Maps.

A expectativa é que a partir do segundo semestre já não seja mais possível acessar o Google Meu Negócio. Para empresas que tem mais de uma unidade, uma solução chamada Perfil do Google Business estará disponível.

Já para quem tem apenas uma listagem, basta digitar o nome dela no Google (como exemplificado na imagem da própria Agência Explorer) e editar diretamente pela pesquisa do Google.

Abraços e até a próxima semana!

Rogério Salgado

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