A OpenAI lançou uma nova funcionalidade de compras dentro do ChatGPT, e isso representa mais do que uma simples atualização. É o início de uma transformação que começa pelo e-commerce, mas que vai se expandir rapidamente para diversos outros segmentos. Estamos vivendo o que pode ser chamado de uma nova corrida pelo ouro digital, onde quem se antecipa tem mais chances de conquistar resultados expressivos.
Agora, em vez de digitar palavras-chave em buscadores tradicionais, os usuários podem conversar com o ChatGPT, explicando o que precisam. A ferramenta apresenta recomendações com imagens, preços, avaliações e botões de compra, usando dados estruturados de sites confiáveis, ainda sem anúncios ou comissões envolvidas.

Imagem do anúncio oficial do ChatGPT nos Estados Unidos
Mas isso vai muito além de lojas online. Essa mudança sinaliza o início de uma nova fase nas buscas, cada vez mais baseadas em interações com inteligência artificial. E para qualquer segmento, se antecipar a esse movimento é uma excelente forma de se destacar. Ter uma estratégia de conteúdo útil, bem estruturado e alinhado ao comportamento das novas buscas será essencial.
Embora o Google esteja atento a essa tendência, a verdade é que parece estar sempre um passo atrás no jogo. Acelerou o lançamento do Gemini (na época ainda Bard) apenas após o grande impacto causado pelo ChatGPT no mercado. E mesmo a integração da IA à busca orgânica só veio depois que o GPT e outros concorrentes já haviam lançado funcionalidades avançadas de pesquisa na web.

Exemplo de resultado aqui no Brasil para uma busca por produto
Ainda assim, não podemos jamais descartar o Google nesse cenário. A grande questão agora é entender como gerar conteúdos que realmente possam ser exibidos dentro dessas novas plataformas baseadas em inteligência artificial, aparecendo nos momentos-chave de decisão dos usuários.
Se quiser entender melhor como essa funcionalidade pode impactar o seu negócio, me envie um e-mail. Vai ser um prazer compartilhar o que temos estudado e aplicado em estratégias de SEO com foco em inteligência artificial.