O TikTok está em fase de testes para integrar a Pesquisa Google aos resultados de pesquisa em seu aplicativo. A funcionalidade, identificada por pesquisadores de aplicativos, convida os usuários a realizar buscas no Google a partir de termos pesquisados no TikTok. Embora limitada a alguns mercados e em fase de experimentação, essa integração destaca a ambição da plataforma em se tornar um destino único para várias necessidades online.
Essa mudança é notável, considerando que os jovens estão cada vez mais recorrendo ao TikTok e ao Instagram, em vez do mecanismo de busca tradicional do Google, para encontrar informações online. Isso desafia a noção de que o Google é a primeira escolha para buscas online, um ponto relevante em um julgamento antitruste em andamento.
Além disso, o TikTok está explorando a incorporação de informações da Wikipedia diretamente em seus resultados de pesquisa, solidificando sua posição como uma plataforma completa para diversas necessidades online.
Embora em fase de teste, a integração do TikTok com a Pesquisa Google reflete uma mudança significativa na forma como as pessoas acessam informações na internet e tem o potencial de impactar a concorrência no espaço de busca online. À medida que o TikTok continua a expandir sua oferta de serviços, sua evolução como um hub multifuncional online está se tornando cada vez mais aparente.
Rogério Salgado