O TikTok anunciou através do seu porta-voz oficial no Twitter que vai permitir vídeos de até 10 minutos na plataforma em breve.
Essa mudança merece bastante atenção, afinal trata-se de um movimento que embora seja esperado, aconteceu antes do previsto e pode indicar até onde a plataforma pretende chegar quando se trata de fazer frente aos seus principais concorrentes.
Detalhes importantes:
– Em junho de 2021, a duração dos vídeos no TikTok já havia sido alterada para até 3 minutos;
– Embora rivalize mais diretamente com o Instagram, analistas apontam que o movimento da rede social é direcionado ao público do Youtube.
Dois coelhos com uma cajadada só?
É natural que o TikTok aproveite o momento de crescimento de usuários e retenção do público para expandir suas possibilidades e testar o alcance das soluções.
O ajuste para 3 minutos no ano passado foi muito claro: oferecemos ferramentas parecidas com o Instagram.
A nova mudança até ataca (ou contra-ataca) o Youtube (que nos últimos meses tem apostado em vídeos curtos, com o Youtube Shorts), mas na prática, é pouco provável que mude o cenário entre as redes.
Isso porque o Youtube tem duas vantagens significativas frente ao rival:
1 – É totalmente multiplataforma: Usuários usam pelo computador, tablet, celular, TV e até no display do carro;
2 – Conta com um público cativo que pesquisa ativamente e já espera por conteúdos maiores, que podem ultrapassar 20, 30 minutos com facilidade.
Também pesa a favor do Youtube o fato de o Instagram ter lançado o IGTV para vídeos maiores e, na prática, não ter obtido tanto sucesso junto ao público.
Naturalmente, nada é improvável, mas o consenso atual é: todos preferem utilizar o Instagram e o TikTok recebendo diretamente o conteúdo e não procurando por ele.
Por aqui, seguimos acompanhando de perto os movimentos do TikTok e as demais redes sociais. Essa mudança para 10 minutos já será benéfica para criadores de conteúdo e parece existir espaço para todas as redes por enquanto.
Abraços e até semana que vem!
Rogério Salgado.