De acordo com a edição de 2022 do Digital News Report do Reuters Institute (link aqui), o Youtube se tornou a principal Rede Social de notícias no Brasil.
A plataforma de vídeos do Google apareceu como a mais utilizada entre 44% dos entrevistados. Na sequência estão o WhatsApp (41%) e o Facebook (40%).
Vale destacar que, em 2021, o cenário apresentava o Facebook com 47%, ocupando a primeira posição e seguido de perto pelo WhatsApp, com 43%, e pelo Youtube, com 39%.
Redes Sociais vs TV
No comparativo das Redes Sociais com a Televisão para o acompanhamento de informações e notícias, o resultado mostrou que as mídias sociais são a principal fonte de informação para 64% dos entrevistados, contra 55% que afirmaram ver TV para se informar.
As redes sociais ultrapassaram a TV em 2021, mas a distância era bem menor até então: 63% contra 61%.
No gráfico abaixo, é possível ver que em 2013 os percentuais eram de 75% para televisão e 47% para Redes Sociais. Outro ponto importante é notar que os impressos nessa última década saíram de 50% para apenas 12%.
Instagram cresce e TikTok estreia
O estudo ainda mostrou que, além do Youtube, o Instagram foi uma das Redes Sociais que mais cresceu no período, saltando de 30% para 35% na preferência dos entrevistados.
Outro destaque foi o TikTok, que apareceu pela primeira vez no ranking dos principais canais de informação, ocupando o sexto lugar com 12% da preferência do público.
A pesquisa entrevistou cerca de 2.000 brasileiros entre janeiro e março de 2022. Os questionários ficaram sob responsabilidade da YouGov, e fontes de informação de pesquisas locais foram utilizadas.
Abraços e até semana que vem,
Rogério S. Gomes