Nos últimos meses muito se falou sobre a iniciativas do Instagram para frear o crescimento acelerado do TikTok. Entretanto, talvez o maior concorrente da rede social chinesa tenha passado desapercebido pela maior parte das pessoas.
O Youtube Shorts na linguagem popular “comeu pela beirada” e em um curto espaço de tempo, não só pode recolocar o Google no destaque das Redes Sociais, como apresentar uma ameaça real ao TikTok, Instagram, Facebook, etc.
Caso você não esteja familiarizado, o Shorts, como o próprio Google define, é um “recurso para qualquer pessoa se conectar com um novo público usando apenas um smartphone e a câmera do Shorts no app YouTube. As ferramentas do YouTube Shorts facilitam a criação de vídeos curtos de até 60 segundos com uma câmera que permite gravar vários segmentos”.
Traduzindo o texto, o Shorts é o TikTok e o Reels do Instagram dentro do Youtube. Vídeos curtos, verticais, gravados pelo celular e editados rapidamente (em alguns casos até sem edição) para publicação em uma Rede Social.
Agora, talvez você esteja se perguntando por que o Google, que desde os tempos do Orkut busca alcançar o protagonismo nas Redes Sociais com o Google+ e outras iniciativas, de fato é uma ameaça às principais redes sociais do momento.
O ponto chave da análise é que o Google agora joga em “casa”, com uma solução que se conecta diretamente com o público que já consome vídeos no Youtube. No mundo, o Youtube só perde em número de usuários para o Facebook e sabemos que essa liderança nunca esteve tão próxima de voltar a acontecer.
Com a audiência, o Google elimina a tarefa mais difícil: construir visibilidade para conquistas as pessoas. Essa etapa já nasce superada e o próximo passo é influenciar as pessoas a usarem o recurso.
Exemplo do mesmo vídeo publicado no Shorts, TikTok e Reels
Para isso, o Google já incentiva muitos produtores de conteúdo independentes e influenciadores a postarem no Shorts, justamente porque o alcance de público nesse recurso tem sido muito alto e deixado todos animados.
Do lado dos usuários, talvez nessa semana o Google tenha iniciado a tacada de mestre. Após entrar no aplicativo do celular no Youtube, ao invés de cair na página inicial, parte das pessoas já está sendo direcionada a consumir conteúdos do Shorts. E claro: uma vez exposto à isca, é difícil não ser fisgado.
Por fim, para reforçar os aspectos que voltam os holofotes para o Google, em pouco tempo após o recurso do Shorts ser implementado dentro do Youtube, a gigante americana fez um aporte na startup indiana ShareChat (similar ao próprio TikTok) e na última semana, no evento Google Marketing Live, foram divulgados números impressionantes do Shorts: 30 bilhões de visualizações diárias 😱
Abraços,
Rogério Salgado