O Threads teve uma ascensão meteórica em seu lançamento, mas em pouco tempo viu sua popularidade diminuir drasticamente. Após o “boom” inicial de novas contas, muitos especialistas em Marketing Digital já perguntam: “O Threads morreu?”
Segundo dados da Similarweb, o Threads perdeu metade de seus usuários em termos de engajamento em apenas uma semana. No auge, a plataforma alcançou a impressionante marca de 49 milhões de usuários ativos cadastrados, o que representou 45% do total de perfis ativos do Twitter nas mesmas condições. No entanto, essa estatística despencou para 23,6 milhões uma semana depois, correspondendo a apenas 22% dos perfis ativos do Twitter.
Os Estados Unidos lideraram em termos de atividade no Threads, com uma média de 21 minutos por usuário em 7 de julho. No entanto, essa média caiu para meros 6 minutos já na semana seguinte. Enquanto isso, o Twitter viu um declínio de 5% em seu tráfego nos dois primeiros dias após o lançamento do Threads, embora o tempo médio de uso da rede de Elon Musk tenha se mantido em 25 minutos.
Por fim, embora o Threads tenha enfrentado um declínio significativo em sua base de usuários após o período inicial de euforia, na minha visão ainda é cedo para declarar seu fim. A Meta segue com esforços para reanimar a nova rede social e conta com uma base muito grande de usuários, mesmo que inativos.
Aqui, mesmo sem muita confiança na retomada, seguimos acompanhando e observando o Threads.
Abraços,
Rogério Salgado