Quando o assunto é redes sociais, a ausência de posts de funcionários escrevendo sobre a empresa ou mesmo compartilhando publicações do perfil oficial é uma dor comum entre os empresários dos mais diversos segmentos.
Pensando em avaliar melhor esse cenário, a Sprout Social, empresa proprietária de soluções para mídias sociais, realizou um estudo para entender os principais motivos que levariam colaboradores a realizarem publicações nas suas redes.
Crédito da imagem e do compilado das informações ao brilhante Rafael Kiso, fundador da MLabs.
Como estimular o compartilhamento
Analisando os principais resultados, destaco três pontos importantes que, quando correlacionados, podem potencializar as ações entre os colaboradores:
1 – Um ambiente leve e feliz
Não é à toa que estar feliz no trabalho está entre os principais motivadores. Todos sabemos que um ambiente agradável, que proporcione ao colaborador um sentimento de pertencimento, especialmente atrelado aos valores da organização, torna tudo mais fácil.
2 – Estímulo à publicação
Aqui, nem me refiro diretamente a alguma premiação ou sorteio (naturalmente isso ajuda a ganhar velocidade na estratégia*), mas sim ao incentivo com conteúdo relevante (ações internas/externas, fotos humanizadas com os próprios colaboradores, informações que agreguem valor, etc).
* Aqui, vale uma observação: se o primeiro item não for cumprido, não há premiação que sustente essa cultura. Portanto, tome cuidado para não ficar refém de motivadores financeiros.
3 – Fazer a roda girar
No mais, um ponto que é fundamental na minha visão é fazer a roda girar. Se outros colaboradores começam a compartilhar e publicar, isso gera um movimento natural que estimula automaticamente outros funcionários a fazerem o mesmo.
Por fim, gostaria de antecipar de forma macro o que eu faria para estimular os colaboradores a publicarem com mais frequência:
1 – Certificar que o ambiente realmente é agradável e as pessoas estão felizes em suas respectivas funções;
2 – Desenvolver uma campanha de ativação, incluindo alguns líderes/embaixadores da marca e definir um incentivo de uso interno na organização (nada de viagens, equipamentos ou dinheiro);
3 – Criar um ambiente “Instagramável” (quando decoramos nossa Agência para Halloween e Copa do Mundo, por exemplo, os posts e stories decolaram);
4 – Definir programas sociais ou ambientais (dia da doação de sangue, entrega de presentes a entidades carentes da região, etc) com o envolvimento da equipe.
E você, concorda com os motivadores e com a lista de ações?
Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado