Em outubro, ocorrerá o Meta Connect, evento anual do Facebook que deve anunciar o novo dispositivo VR (codinome “Project Cambria”) e revelar outras surpresas do universo virtual.
Este será o primeiro grande evento de realidade virtual da Meta desde que o rebranding da companhia resultou no abandono do antigo nome Facebook.
Vale destacar que desde a mudança de nome e evento de reposicionamento, muito se espera do metaverso e, apesar do império construído pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, pouco se entregou na prática.
Para os mais ansiosos, a boa notícia é que já é possível prever alguns dos anúncios que farão parte da conferência.
Headset VR
Em agosto, ninguém menos que o grande Mark Zuckerberg divulgou a primeira novidade: um dispositivo capaz de apresentar recursos inovadores como rastreamento facial e ocular, que visa facilitar a comunicação não verbal no metaverso.
O VR (óculos de realidade aumentada) prometido terá funções para capturar as expressões faciais e gestos dos usuários para uma reprodução em tempo real dos avatares.
Avatares
Outro possível anúncio é a atualização dos avatares de Horizon Words, a plataforma colaborativa da Meta.
Aqui, a expectativa é imensa, pois recentemente a reprodução do avatar do próprio Zuckerberg virou chacota no mundo (imagem acima). A promessa é que as personas sejam otimizadas e mais próximas da realidade.
Por fim, o evento deve proporcionar outras novidades da Meta para criadores de realidade aumentada e também desenvolvedores.
Abraços e até a próxima semana,
Rogério Salgado