O Google Analytics está avançando gradativamente na disseminação e implementação de sua nova versão, o GA4. A mudança oficial é só em junho de 2023, quando a versão atual (Universal Analytics), deixará de coletar novos dados de sessões.

A nova versão do GA tem diversos objetivos e benefícios, como por exemplo: métricas exclusivas, novo painel para análise, extração de relatórios avançados, rastreamento mais fácil (especialmente no mobile e em aplicativos) e maior aderência à LGPD, afinal estamos caminhando para um mundo sem cookies e com os usuários com maior controle de privacidade.

Apesar das inúmeras mudanças e recursos incorporados, talvez o item que mais tenha chamado a atenção seja o anúncio do fim da taxa de rejeição no GA4.

Para quem não está familiarizado, a taxa de rejeição foi (e ainda é, para muitos), uma das métricas mais importantes em termos de análise. Basicamente, ela mede o percentual de usuários que entraram em uma página e saíram do site sem navegar por mais nenhuma; por isso o nome “rejeição”.

Exemplificando: se um site recebeu 100 visitas e 40 delas saíram do site – independente do tempo navegado ou do conteúdo consumindo- sem navegar por nenhuma outra página, o Google Analytics entendia que a taxa de rejeição era de 40%.

Esse tipo de estatística visava apontar se uma página era boa ou ruim. Entretanto, com a evolução dos sites e popularização dos dispositivos móveis e apps, a forma de navegar e interagir com páginas mudou muito.

No mundo atual em que vivemos, muitas vezes não é necessário sair da página para interagir, especialmente em landing pages mais completas que apresentam seções e mais seções com conteúdo, páginas com rolagem infinita e recursos que permitem gerar conversões a partir de interações e não novas páginas.

Para resolver tudo isso, o GA4 apresentou uma métrica: a taxa de engajamento. Ela mede a porcentagem de sessões que interagiram com a página (por padrão, a interação aqui é considerada em sessões que ficaram mais do que 10 segundos na página), independente de páginas navegadas.

Você pode visualizar essa nova métrica no GA4 em: Relatórios > Aquisição > Aquisição de tráfego.

Gostou da novidade do Google? Já analisou muito essa métrica da taxa de rejeição? Por aqui entendo que a mudança é bem-vinda, mas gostaria de saber sua opinião =)

Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado.

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