A Microsoft está avançando na integração do Copilot, sua ferramenta de inteligência artificial, com o LinkedIn. No momento, a integração já permite a criação de capas de artigos usando os recursos de design do Copilot, mas em breve espera-se que outras funcionalidades, como a redação de artigos e conteúdos para posts, também estejam disponíveis.
Essa iniciativa promete simplificar a produção de conteúdo digital, oferecendo aos usuários uma maneira fácil e gratuita de personalizar seu material.
Contudo, essa integração também começa a levantar questões sobre a originalidade e a profundidade do conteúdo gerado por inteligência artificial. Já é perceptível uma tendência de textos pouco elaborados e claramente produzidos por IA em várias plataformas. Padrões no uso de emojis, estilo de redação de títulos, estrutura de subtítulos e até mesmo em certas palavras recorrentes, como “jornada”, “testemunho” e “gratidão”, estão se tornando cada vez mais perceptíveis.
E você, o que pensa sobre esse debate? Está entusiasmado com a ideia de ter a IA como uma extensão dentro do LinkedIn ou de qualquer outra rede social? Ou você tem preocupações sobre o impacto na individualidade e qualidade do conteúdo?
Rogério Salgado