A Meta anunciou um novo plano de assinatura que oferece aos usuários acesso ao Facebook e ao Instagram sem a presença de anúncios.
A assinatura tem duas opções de acesso: por 9,99 euros mensais para desktops e navegadores, e por 12,99 euros mensais para dispositivos iOS e Android via aplicativo. Nesse momento, a oferta é válida para o Facebook e Instagram, excluindo o Threads por enquanto.
O objetivo da Meta é se adequar às normas europeias de dados digitais, permitindo que usuários escolham pagar para remover anúncios ou utilizá-los gratuitamente, consentindo com a coleta de dados para uso em publicidade, em conformidade com o Ato do Mercado Digital e GDPR.
A empresa garante que usuários não pagantes terão os mesmos recursos, sendo a diferença apenas a presença de anúncios. A Meta busca respeitar as regulamentações europeias em evolução e está comprometida em cumpri-las.
O plano de assinatura estará disponível na Europa para maiores de 18 anos e abrangerá todas as contas conectadas ao Facebook e Instagram. A partir de março de 2024, será introduzida uma taxa adicional para cada conta complementar.
Essa taxa será de 6 euros para uso na web e 8 euros nos aplicativos para iOS e Android, por conta extra. Embora seja um pedido antigo dos usuários, a expansão para outros países, incluindo o Brasil, ainda não tem previsão.
Rogério Salgado