Segundo uma matéria publicada pelo The New York Times, o Google está em processo de desenvolvimento de um novo mecanismo de busca. Parece que a empresa está planejando integrar recursos de inteligência artificial generativa ao seu algoritmo atual, conhecido como Google Bard, e também introduzir ferramentas inovadoras baseadas em aprendizado de máquina nos resultados da pesquisa.
A empresa realocou cerca de 160 funcionários em tempo integral para um programa chamado Projeto Magi. Alguns desses colaboradores foram selecionados para realizar experimentos e testar a capacidade do buscador em manter uma conversa contínua, permitindo que a busca seja uma ação fluida e progressiva. Engenheiros, executivos e designers estão trabalhando em conjunto, utilizando abordagens ágeis, para ampliar e testar as funcionalidades do novo buscador.
O objetivo é proporcionar uma experiência de busca única ao usuário, reimaginando a jornada de pesquisa por meio do uso de chatbots inteligentes que se adaptam às solicitações feitas. “O novo mecanismo de busca ofereceria uma experiência muito mais personalizada do que o atual, antecipando as necessidades do usuário”, relata Nico Grant, repórter do New York Times.
O Projeto Magi, como é chamado internamente, ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento e não há previsão oficial de lançamento. No entanto, algumas das funcionalidades planejadas devem ser incorporadas ao mecanismo de busca atual, incluindo a capacidade de transformar as buscas em diálogos. Uma das primeiras adições será um sistema chamado Tivoli Tutor, projetado para ensinar os usuários a realizarem buscas usando linguagem natural.
De acordo com a reportagem do jornal, diversas iniciativas convergem para a criação dessa versão moderna do buscador. Entre elas, uma das mais notáveis é a manutenção de anúncios nos resultados de busca, que atualmente não estão presentes no Google Bard. Essa preocupação é relevante tanto para anunciantes quanto para o Google, uma vez que os anúncios são a principal fonte de receita da empresa.
Além disso, o Google está enfrentando uma ameaça significativa vinda de uma aliança entre o Bing, mecanismo de busca da Microsoft, e a Samsung. Essa parceria representa talvez a maior preocupação do Google nos últimos 25 anos.
A Samsung, gigante global de dispositivos móveis com 19% do market share, está considerando substituir o Googlebot pelo Bingbot como seu mecanismo de busca padrão. Essa mudança contratual poderia resultar em uma perda estimada de US$ 3 bilhões em receita anual para a Alphabet, empresa controladora do Google.
Diante dessas ameaças, o Google montou uma força-tarefa que incluiu até mesmo os fundadores e ex-executivos Larry Page e Sergey Brin, logo após o lançamento das ferramentas de inteligência artificial ChatGPT e GPT-3 pela OpenAI, em novembro de 2022.
Abraços e até a próxima semana!
Rogério Salgado