Em setembro de 2023, o Google Optimize será descontinuado, deixando os profissionais de marketing digital sem uma das ferramentas mais populares para testes A/B e otimização da experiência do usuário.

Essa decisão apresenta desafios significativos para os profissionais que dependem do Optimize para tomar decisões baseadas em dados sobre o design do site e a experiência do usuário.

Tela de computador

O Google justificou essa decisão como um esforço para melhorar a experiência dos seus clientes e investir mais no teste A/B com o Google Analytics 4. Embora não haja detalhes precisos sobre a disponibilidade dessas melhorias, é esperado que o Google continue a apoiar o teste A/B dentro da nova versão do GA.

Atualmente existem alternativas eficientes ao Optimize, como o Optimizely, VWO e Adobe Target, que oferecem recursos avançados de teste A/B e personalização. No entanto, a transição para uma nova plataforma exigirá tempo e esforço adicional.

Aqui na Explorer, seguimos atentos aos movimentos do mercado, especialmente ao Google Analytics 4 que se aproxima. Acompanhar, analisar e testar páginas e recursos é fundamental para obter resultados acima da média.

Abraços,

Rogério Salgado.

Categorizado em: