Recentemente eu escrevi um pouco sobre o universo das Inteligências Artificiais, em especial sobre o ChatGPT (leia aqui).

Em poucas semanas, tivemos algumas novidades bem relevantes, que resumo abaixo:

Google anuncia Bard

Em 06 de Fevereiro, o Google apresentou através do seu blog de tecnologia o mais novo serviço que será incorporado ao seu buscador.

Estamos falando do Bard, a inteligência artificial que está em fase final de testes e chega para rivalizar diretamente com o Chat GPT.

De acordo com o CEO do Google, Sundar Pichai, estamos falando de um próximo passo importante para a evolução do mecanismo de busca.

Bom, há quem diga que o movimento do Google é de puro desespero, afinal, como vou detalhar no tópico abaixo, a Microsoft já apresentou suas próximas ações nesse mercado.

Inclusive, essa novidade sempre me leva para uma antiga reflexão: basicamente o Google faz (e não podemos negar que faz da melhor maneira) a mesma coisa há mais de 20 anos.

Nas últimas décadas, as buscas por imagens, mapas, restaurantes, viagens e outros itens melhoraram significativamente, entretanto, não houve nenhuma revolução. Até no aspecto visual, em linhas gerais, o Google só ficou um pouco mais “clean” com o passar do tempo.

Estou na torcida para que o Bard represente uma revolução real no Google.

Microsoft anuncia novo Bing e Edge

Enquanto isso, na sala da justiça…

Um dia após o Google publicar sobre o Bard, foi a vez da Microsoft comunicar ao mercado sobre o novo Bing.

O buscador irá utilizar a mesma inteligência artificial disponível no ChatGPT (ferramenta na qual a Microsoft já vem investindo bilhões de dólares). Além disso, o navegador da companhia, o Edge, terá embarcado em seus recursos a possibilidade de fazer perguntas e escrever textos.

Aqui, é importante refletirmos sobre alguns pontos:

1- Muita gente nem conhece o Edge. Desde o declínio do Explorer no passado e a chegada do Firefox, com posterior ascensão meteórica do Chrome, a única função do Edge era ser utilizado para baixar o navegador do Google.

2- Seguindo a mesma linha de pensamento, conheço pessoas que utilizam o Bing pensando que estão no Google, rs. Também tem as pessoas que acessam o Bing para justamente pesquisar por Google.

Dito isso, a chegada do ChatGPT antes do Bard pode ser o ponto de virada para a combinação de navegador + buscador terem recursos inovadores e quase únicos, possibilitando uma concorrência real nessas frentes, onde atualmente o Google nada de braçada.

E por aí, o que está achando dessas novidades?

Abraços,
Rogério Salgado

Categorizado em: