A partir de agora, o Google Data Studio passa a se chamar Looker Studio. Embora a mudança possa indicar uma simples reorganização da marca, ela tem raízes muito profundas e totalmente conectadas com as novidades apresentadas pela empresa nos últimos anos.

Desde que a LGPD entrou em vigor de fato, o Google – que sempre foi referência em coleta e análise de dados – não ficou para trás e se reinventou completamente.

Em pouco tempo, apresentou a nova versão do Google Analytics (GA4), adquiriu empresas focadas em dados, modificou a forma como as conversões do Google Ads são contabilizadas e adaptou diversas funções e ferramenta, tanto para respeitar a privacidade dos usuários, como assegurar que a sua inteligência artificial fosse capaz de seguir gerando os melhores resultados.

Confira o comunicado de apresentação do Looker:

Como consumidores, todos nós nos beneficiamos do acesso sem precedentes a dados em tudo o que fazemos; desde encontrar respostas na web até navegar em uma nova cidade e escolher o melhor lugar para jantar. Mas no trabalho, nem sempre isso é tão fácil. Em vez de ter as respostas para as perguntas na ponta dos dedos, obter essas respostas é um projeto de TI caro e, quando as obtemos, elas apenas levantam novas perguntas que você precisa retornar à fila de TI para responder.

Assim como a missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis, a Looker pretende fazer o mesmo com seus dados de negócios, tornando mais fácil para os usuários obter insights e criar aplicativos baseados neles. Essa visão é a maior diretriz da empresa para inteligência de negócios no Google Cloud, razão pela qual a Looker foi adquirida em 2020 e já conta com grandes planos para os próximos anos.

A unificação da família de produtos de inteligência de negócios tem ocorrido sob o guarda-chuva Looker. “Looker” é o nome referente aos produtos de business intelligence do Google Cloud, que une Looker, Data Studio e as principais tecnologias do Google, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Com este conjunto completo de business intelligence empresarial, será possível ir além dos painéis e infundir seus fluxos de trabalho e aplicativos com a inteligência necessária para ajudar a tomar decisões orientadas por dados.

Visão da Explorer

 Por aqui, já utilizamos o Google Data Studio há vários anos. A ferramenta proporcionou desde automações para geração mais fluída de relatórios, até um poder de análise profundo e eficaz.

Combinamos o Data Studio com ferramentas como Super Metrics e Ad Veronix, o que permitiu, além de contemplar o universo Google, (Ads, Analytics, Search Console e Data Sheet), uma integração com Meta Ads, LinkedIn, SemRush, SE Ranking, etc.

Por fim, como já estamos estruturados para migração do GA4, seguimos estudando as novidades do Looker para garantir as melhores práticas, desde a coleta ao tratamento e análise dos dados.

Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado

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