Visando melhorar os resultados da busca orgânica (SEO), o Google lançou nesse mês de agosto a atualização “helpful content update”, que em português seria algo como “atualização de conteúdo útil”.

O principal objetivo do update é priorizar conteúdos relevantes e reais para os usuários. Na prática, a premissa é que os textos escritos de pessoas para pessoas, sejam melhor posicionados do que conteúdos escritos por inteligência artificial, ou mesmo aqueles escritos somente pensando em SEO.

Em linhas gerais, a atualização deve impactar diretamente apenas quem se utilizou e se beneficiou de técnicas não recomendadas para construção de conteúdo. Se isso for o seu caso, sugiro que revise imediatamente as páginas e suas respectivas estratégias de SEO.

Caso você não tenha clareza do que se trata tudo isso, ou esteja com um projeto de SEO ainda em andamento, é importante estar atento às redações. Converse com um especialista (estamos à disposição por aqui na Explorer), não contrate robôs ou se concentre apenas em repetições de palavras-chaves e táticas já batidas para ranking orgânico.

Por fim, como em qualquer atualização, é normal que os resultados da SERP do Google possam sofrer alterações nas próximas semanas, portanto, é imprescindível ficar atento às ferramentas de monitoramento de palavras-chaves, os insights do Search Console e, principalmente, aos resultados quantitativos e qualitativos no Google Analytics.

Abraços e até semana que vem,

Rogério Salgado.

Categorizado em: