Na última semana, duas novidades marcaram o universo das Redes Sociais.
A primeira foi a liberação de stories de até 60 segundos para todos os usuários no Instagram.
O recurso estava em fase de testes desde o final de 2021 e, basicamente, visa melhorar a experiência dos usuários no consumo de vídeos curtos, como afirmou a própria empresa ao portal Tech Crunch:
“Estamos sempre trabalhando em maneiras de melhorar a experiência dos Stories. Agora, você poderá reproduzir e criar histórias continuamente por até 60 segundos, em vez de ser cortado automaticamente em clipes de 15 segundos.”
Vale ressaltar que, embora a mudança possa agradar usuários que não gostavam de assistir vídeos com diversos cortes e facilitar a vida de quem deseja “pular” um conteúdo que não considere interessante; quando um usuário precisar assistir algo novamente, ao invés de um conteúdo curto e rápido de 15 segundos, será necessário, ao menos nesse primeiro momento, assistir novamente desde o início.
Se lembra do BeReal?
Em 11 de maio, escrevi um artigo (disponível aqui) que apresentava uma nova rede social, a BeReal.
Na ocasião, escrevi sobre a tendência que a rede social francesa estava criando: nada de filtros ou conteúdo planejado. O foco no BeReal é publicar algo 100% espontâneo e verídico.
Bem, de lá para cá, a BeReal pode até não ter caído no gosto dos brasileiros, mas o TikTok observou de perto o movimento e resolveu lançar um recuso extremamente similar.
Vem aí o TikTok Now, basicamente uma cópia fidedigna do BeReal. A diferença é que a rede chinesa já possui uma base extraordinária de usuários, o que pode facilitar muito a aderência ao recurso.
A ideia é permitir que os usuários mostrem diariamente o que fazem, em registros sem filtro da câmera frontal e da traseira.
Na prática, o recurso funciona da seguinte forma:
1- As pessoas recebem uma solicitação para registrar uma foto ou vídeo curto (de até 10 segundos), sem opção de filtro. O aplicativo deixa um tempo de 3 minutos para capturar o momento.
2- Postando algo nesse formato, o usuário pode ver o que os amigos e outros usuários também postaram, dinâmica que deve incentivar a utilização por parte dos mais curiosos).
Por fim, as pessoas que não te seguem ou que você não segue não podem comentar ou interagir, exceto se isso for alterado nas configurações.
Vale ressaltar que, por enquanto, para usar a nova função, será necessário baixar o aplicativo do TikTok Now no Google Play ou Apple Store.
E você? Já sabia dessas últimas novidades das redes sociais? Comente o que achou das mudanças!
Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado