O Google realizou, nessa última quarta-feira (28/09), o Search On 22, um evento online que apresentou os novos recursos e ferramentas dos serviços da empresa.

Confira abaixo as principais novidades:

Layout das pesquisas

 O Google contou que está melhorando sua ferramenta de busca com tópicos, a fim de facilitar a vida dos usuários.

“À medida que você começar a digitar na caixa de pesquisa, forneceremos opções de palavras-chave ou tópicos para ajudá-lo a elaborar sua pergunta. Digamos que você esteja procurando um destino no México. Ajudaremos você a especificar sua pergunta – por exemplo, “melhores cidades no México para famílias” – para que você possa navegar para resultados mais relevantes para você”, explicou a plataforma.

 Google Maps

No Google Maps, a empresa passará a permitir que as câmeras de celulares busquem lugares, proporcionando uma experiência mais imersiva.

Na prática, o recurso – chamado de Live View -, permitirá que os usuários apontem a câmera de um celular para um estabelecimento para entender quais são os negócios próximos, por exemplo; onde estão os caixas eletrônicos, farmácias, restaurantes e outros nos arredores.

Além da imersão, o Google Maps agora também terá um recurso para você conhecer os pontos mais populares de um bairro. Esses lugares ganharão destaque no mapa, contemplando imagens e vídeos.

Outra novidade é a busca por pratos, onde você poderá pesquisar algo específico que deseje comer e o Google Maps apresentará os restaurantes que possuem o prato em questão.

 Informações pessoais

 Outra novidade foi a ferramenta “Resultados sobre você”, que permite que os usuários removam suas informações pessoais dos resultados de pesquisa do navegador.

Google Lens

Com os últimos avanços da inteligência artificial, será possível traduzir as imagens de maneira perfeitamente integrada. Ou seja, assim que você apontar sua câmera do app Lens para uma foto ou placa em outra língua, ou tentar traduzir uma imagem da sua galeria, a IA do aplicativo conseguirá mostrar o texto ali presente em português, como se a imagem estivesse feita deste modo.

Shopping

Par quem gosta de buscar, comparar e comprar produtos online, o Google apresentou uma excelente novidade. A plataforma “Shopping” irá permitir que imagens 3D sejam apresentadas, incluindo giros em 360°.

Por fim, o Google também destacou o principal objetivo de todas as novidades: “Estamos tornando a pesquisa visual muito mais natural do que nunca e ajudando as pessoas a navegar pelas informações de forma mais intuitiva”, disse um executivo da empresa após o evento.

Abraços e até a próxima semana,
Rogério Salgado

Categorizado em: