Atrair clientes para a indústria nunca foi uma tarefa fácil. Algumas empresas atuam em nichos bastante específicos, tem dezenas e dezenas de concorrentes em um mercado baseado em preço, ou com custos de produção que tornam os produtos finais mais caros, gerando dificuldade para atrair novos leads (oportunidades de negócio) e, consequentemente, clientes para suas indústrias.
Também existem as indústrias que já contam com uma carteira de clientes ativa há muito tempo, e por conta disso e da força histórica da marca, sequer sabem como proceder para atrair novos compradores ou tem controle disso. Entretanto, em um cenário cada vez mais exigente entre compradores e fornecedores, buscar novos clientes se tornou imprescindível.
Talvez isso não seja novidade para você, empreendedor do setor industrial. Mas fale a verdade: sua empresa tem atraído novos clientes com a frequência que você gostaria?
Se a resposta for não, leia a seguir o conteúdo que preparamos nesse artigo. Ele pode ser de grande valia para quem deseja atrair novos leads e clientes no segmento.
Marketing Digital gera novos leads e clientes para a indústria
Antes de abordar as ações ou ferramentas mais usuais para se atingir esse objetivo, é importante contextualizarmos a importância do marketing digital nesse cenário.
Antes mesmo da pandemia, que acelerou a digitalização das empresas e consequentemente das indústrias, o marketing digital já estava em alta quando falávamos em atração de novos clientes.
Com esse rápido avanço nos últimos anos, hoje em dia as mídias tradicionais como anúncios em revistas, jornais, propagandas em televisão ou rádio e até mesmo a presença massiva em feiras e eventos ficaram em segundo plano quando comparamos a eficiência de anúncios e estratégias na internet.
De certa forma, isso é até natural. Afinal, com certeza você já imagina que seu cliente está buscando pelo seu produto ou solução no Google, navegando nas Redes Sociais, etc.
A seguir, vamos listar as principais ações possíveis com base nesse objetivo. Portanto, se está gostando do conteúdo, continue por aqui.
Google Ads para resultados já no curto prazo!
Os anúncios do Google, popularmente conhecidos como links patrocinados ou Google Ads, são a principal ação para indústrias obterem leads no curto prazo.
Através desta ferramenta do Google, é possível aparecer para quem busca pelo seu produto e segmentar desde dia, horário, região até o público-alvo desejado. Com isso, você pode aparecer para quem busca o que você oferece e direcionar esse potencial cliente ao seu site ou landing page.
Fora essa solução, o Google ainda possui uma frente de Remarketing, que apoia diretamente no fortalecimento da sua marca e na recuperação de usuários para estratégias de conversão.
Por fim, na ferramenta você paga somente pela interação (é o chamado custo por clique) e tem controle e mensuração de tudo, do valor investido à quantidade de cliques, impressões, etc.
Quais os benefícios do SEO para a minha indústria?
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que otimizam qualquer texto online para que ele seja indexado em buscas do Google, por exemplo, e que ofereçam uma legibilidade ágil e fluída a seus leitores.
O SEO se baseia no uso de “palavras-chave” que mostrem aos algoritmos do Google que determinado texto tem relevância sobre aquele tema. Por exemplo; se você fabrica geladeiras, a chance de seu público-alvo digitar “fabricante de geladeiras” no Google, buscando pelo que você oferece, é grande. O SEO, nesse caso, é a técnica de inserir da melhor forma a frase “fabricante de geladeiras” em seu texto, de modo que o Google identifique que você realmente apresenta este conteúdo e acabe te posicionando entre os primeiros sites na hora que seu potencial cliente digitar por essa frase no buscador.
A diferença do SEO para o Google Ads está no fato de você não precisar investir em mídia colocando créditos para o anúncio ser exibido. Com o SEO, uma vez posicionado, qualquer clique é gerado sem custo para sua indústria.
O que é Marketing de conteúdo?
O Marketing de conteúdo é uma ferramenta cada vez mais utilizada para atrair e fidelizar clientes, por gerar relevância à sua empresa na percepção do público final.
Através da produção de artigos e notícias, alimentação de redes sociais, envio de newsletter ou comunicações via e-mail marketing, sua marca gera conteúdo relevante a quem atua no segmento, de forma que você passa a ser visto como autoridade no assunto, estimulando um reconhecimento respeitável à sua marca.
Vale lembrar que, dependendo de como as estratégias de marketing de conteúdo sejam aplicadas, sua empresa ainda consegue um canal de contato direto com seu público. A gestão de redes sociais, por exemplo, pode gerar engajamento e fazer com que os usuários te acionem diretamente por inbox, por exemplo; e é importante lembrar que, por trás de cada CNPJ, existe um CPF que pode visitar sua página nas redes sociais.
Se você produzir um material mais complexo, como um e-book ou um infográfico, por exemplo, você ainda pode oferecer este conteúdo em seu site solicitando que o usuário realize uma inscrição breve para recebê-lo por e-mail, por exemplo; obtendo, dessa forma, o contato de um possível lead.
Essa prática de marketing – onde você oferece ao seu público-final o que ele quer, sem bombardeá-lo com publicidades neutras e pouco assertivas ou objetivas, – pode ser chamada também de Inbound Marketing.
Como fazer Inbound Marketing para atrair clientes para a indústria?
É possível formular ações de inbound marketing em qualquer empresa, e o melhor: gastando relativamente pouco.
Tendo em suas mãos as redes sociais, uma ferramenta de disparo de e-mails, o Google Analytics e uma plataforma voltada à geração de conteúdo em blogs, como o WordPress, já é possível iniciar no mundo do inbound marketing para indústrias.
Antes de colocar qualquer atuação digital em prática para atrair mais clientes para a indústria, realize um planejamento de marketing amplo dentro de sua empresa. Aqui, vale levantar quanto você pode e intenciona investir em marketing digital; compreender seu público-alvo e as necessidades, dores e anseios de seu comprador potencial; entender o comportamento de consumo de seu segmento, a sazonalidade de compras e as datas comemorativas ou comerciais que avivam o seu mercado; conhecer seus principais concorrentes e observar como eles têm atuado e, sobretudo, analisar as frentes de atuação que você tem disponíveis.
Na sequência, é hora de “arrumar a casa”. Antes de criar conteúdo que leve novos visitantes ao seu site, certifique-se de que seu site está em dia com as boas práticas do meio digital. É importante que ele seja “mobile-friendly”, ou seja, ajustável à tela de um celular, além de contar com um carregamento de página rápido. Isso porque, cada vez mais, os acessos das pessoas aos sites têm sido feitos por smartphones ou tablets em detrimento de desktops tradicionais. Também vale conferir se seu site apresenta boa hierarquia de informações e se os usuários encontram com facilidade o que eles precisam ali. Isso ajuda a garantir que seus clientes em potencial não apenas cheguem ao seu site, mas que se mantenham nele e, eventualmente, realizem alguma ação por ali.
Posteriormente, quando você começar sua produção de conteúdo relevante, vale a pena utilizar as chamadas ferramentas de SEO, que podem fazer a diferença total na entrega de seu conteúdo a quem importa.
Redes Sociais e E-mail Marketing, não?
Talvez você tenha notado que não mencionamos nesse artigo ações características de marketing digital como Redes Sociais e E-mail Marketing. Fique tranquilo que temos clareza da importância dessas ações, porém, vale ressaltar que nas Redes Sociais o foco principal não é atração de novos leads/clientes, mas sim o fortalecimento da marca e o relacionamento/engajamento.
De forma indireta, ferramentas como Facebook, Instagram, LinkedIn e até mesmo o TikTok podem contribuir para geração de novos contatos. Entretanto, no curto prazo, o Google tende a ser o mais indicado, seja na parte paga ou orgânica.
Fora isso, anúncios nas Redes Sociais podem garantir a atração de contatos, porém dependendo do segmento é bem difícil segmentar o público B2B do B2C, visando gerar mais clientes para a indústria.
Por fim, o e-mail marketing não foi listado pelo simples motivo das ações motivarem contato com um mailing já existente, que por mais que possa reativar clientes ou até mesmo estimular potenciais clientes que não fecharam com você a se interessarem novamente, por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), da necessidade de avaliação da base atual (eventualmente algumas indústrias nem possuem mailing) e do fato prioritário de se comunicar com quem já conversou com você antes, ao invés de trazer novos leads, deixamos essa opção por último.
Como realizar marketing digital para atrair clientes para minha indústria?
Com tudo isso posto, se você sente dificuldade em imaginar sua indústria atuando com inbound marketing e marketing digital, seja por pouca familiaridade com a ferramenta ou com o marketing em si; temos uma boa notícia.
Existem agências especializadas nesse tipo de planejamento e gestão, com total domínio sobre as ferramentas a serem utilizadas, conhecimento sobre as boas práticas e certificações concedidas pelas maiores empresas do segmento, como o Google, a RD Station, entre outras; como a Agência Explorer.
Entre em contato e conte conosco para atrair mais clientes para sua indústria!