Em um evento realizado no último dia 27, a Meta revelou ao mundo sua mais recente inovação: o Meta AI. Esta é uma nova fronteira na interação digital, um assistente virtual que promete transformar suas conversas no WhatsApp, Messenger e Instagram em experiências mais humanas do que nunca. Em breve, essa tecnologia fascinante também estará acessível nos óculos inteligentes Ray-Ban Meta e no Quest 3.
O coração dessa revolução é um modelo personalizado alimentado pela avançada tecnologia do Llama 2, combinada com a última pesquisa em modelos de linguagem grande (LLM) da Meta. Imagine poder conversar em tempo real, obter informações instantâneas e até mesmo gerar imagens diretamente no chat. Tudo isso é possível graças a uma parceria de pesquisa com o Bing, da Microsoft, que enriquece a experiência com dados em tempo real.
Uma característica notável do Meta AI é a possibilidade de escolher entre mais de 28 inteligências artificiais para personalizar suas interações. Essas IAs são como personagens únicos, cada um com suas próprias características distintas. A Meta foi além, colaborando com ícones culturais e influenciadores, como o jogador de basquete da NBA Dwyane Wade (interpretando Victor), a socialite Paris Hilton (interpretando Amber), a modelo e empresária Kendall Jenner (interpretando Billie), e o ex-atleta Tom Brady (interpretando Bru).
E isso não é tudo. A Meta também introduziu figurinhas de IA, uma ferramenta incrível que transforma comandos de texto em imagens personalizadas. Em breve, usuários de língua inglesa poderão desfrutar desse recurso no WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories. Além disso, o Instagram permitirá que os usuários transformem ou co-criem imagens geradas por IA com seus amigos, expandindo ainda mais as possibilidades de expressão e criatividade.
Durante o Connect, a Meta apresentou o AI studio, uma plataforma que dará suporte à criação de IAs. O próximo ano promete o lançamento de um sandbox que permitirá a qualquer pessoa, programador ou não, criar suas próprias inteligências artificiais. À medida que nosso universo de IAs continua a crescer, a Meta está comprometida em levar essa experiência para o metaverso, proporcionando a todos a chance de criar IAs com níveis ainda mais elevados de realismo, incorporação e conexão.
Rogério Salgado.