Eu sei que mal começamos o segundo semestre, entretanto, o mundo do Marketing Digital é tão dinâmico, que com tantas inovações e tendências, já é hora de começar a olhar para 2023.
Para o próximo ano, de acordo com o estudo recente do Hubspot e Talkwalkwer, existe uma grande tendência se confirmando: Redes Sociais se adaptando ao TikTok!
Visão geral
O crescimento e popularização do TikTok é inegável e talvez a maior prova disso seja o fato das demais Redes Sociais estarem se adaptando rapidamente a ele.
Como sempre, o Instagram foi o primeiro player a iniciar a “cópia”. Desde o lançamento do Reels, foram diversas iniciativas para se aproximar do rival.
Stories mais longos, ampliação do alcance orgânico para vídeos e outras mudanças reforçam um pouco desse movimento.
Além do Insta, podemos destacar o próprio Facebook que também está proporcionando mais visibilidade aos vídeos e, para fechar, temos a grande revolução do Shorts no Youtube, que inclusive abordei recentemente em um artigo (leia aqui , caso não tenha visto).
Nos gráficos abaixo, conseguimos ver o comparativo das buscas por Instagram (vermelho) e TikTok (azul) nos últimos 5 anos.
O primeiro comparativo apresenta o volume pesquisado no mundo inteiro, o que mostra o quanto o TikTok se aproximou do Instagram de 2020 até agora.
O segundo comparativo apresenta o resultado só no Brasil. Apesar do crescimento, o TikTok ainda está muito longe do Instagram em nosso território.
Desafios do próprio TikTok
Do outro lado dessa balança das Redes Sociais, o TikTok ainda parece ter um grande desafio pela frente.
Enquanto tenta manter o crescimento, mesmo com os rivais oferecendo soluções parecidas, a rede precisa aumentar a qualidade do seu conteúdo para atrair usuários mais exigentes e sérios, assim como, naturalmente, mais anunciantes também.
Com exceção às marcas de grande alcance e que se comunicam com o público geral, é difícil empresas nichadas e direcionadas ao B2B entrarem ou investirem no TikTok nesse momento.
Em linhas gerais, as principais barreiras são:
– Necessidade de investimento recorrente em produção de conteúdo em vídeo;
– Necessidade de adaptação de perfil editorial (é preciso ser informal, descolado e divertido nos moldes atuais do TikTok);
– Ausência do principal público-alvo na rede;
– Segmentação rasa ou inexistente para públicos específicos.
E por aí? Como você tem visto esse movimento dos concorrentes estarem se adaptando a uma rede social em ascensão? Já tem imaginado ou começado a planejar a atuação da sua empresa no TikTok?
Caso precise de apoio, conte com a Explorer. Estamos cada vez mais especializados em conteúdos audiovisuais e nos aprofundando cada vez mais no TikTok.
Abraços e ótima semana!
Rogério S. Gomes