Elon Musk anunciou que o Twitter vai expandir o limite de caracteres da Rede Social de 280 para até 4.000 caracteres.
A informação foi confirmada pelo próprio bilionário, neste domingo (11), em resposta ao tuíte de um usuário. “Elon, é verdade que o Twitter está configurado para aumentar os caracteres de 280 para 4000?”, perguntou o internauta ao empresário, que se limitou a responder “Sim”.
Por hora, ainda não se sabe quando a novidade será implementada, nem se será liberada para todos os usuários.
Por que isso é importante?
Talvez você se pergunte por que a quantidade de caracteres é tão relevante ou mesmo pense que é uma decisão positiva, uma vez que o limite anterior era 14 vezes menor do que a nova possibilidade (vale destacar que, no início, eram permitidos apenas 140 caracteres por tweet).
Bom, o fato aqui é que o grande diferencial do Twitter em relação às outras redes era justamente as limitações. Enquanto isso desinteressou milhões de pessoas a aderirem à Rede Social, por outro lado, tornou a rede muito mais segmentada e protecionista.
Não é à toa que hoje temos muito mais defensores do Twitter do que do Facebook, Instagram e até mesmo do TikTok.
Inclusive, os usuários mais ativos têm uma espécie de sentimento de pertencimento ao Twitter e até rechaçam as demais plataformas citadas.
Do outro lado, parece que Musk sabe o jogo que está fazendo. Alterando políticas de privacidade, diminuindo o nível de censura, oferecendo planos pagos e, claro, aumentando a quantidade de caracteres, o empresário parece estar disposto a testar o limite da flexibilidade da rede social para aumentar ao máximo o número de usuários em um curto espaço de tempo.
E você? O que acha dessa mudança? Assim como eu, pensa que o Twitter pode se tornar um novo – e reduzido – Facebook?
Abraços,
Rogério Salgado