Uma das novidades mais especuladas e aguardadas do WhatsApp em 2022 parece que enfim vai começar a ser liberada no Brasil, nessa reta final do ano.
A Meta apresentou uma ferramenta gratuita que vai permitir buscar empresas e, futuramente, fechar compras dentro do seu aplicativo.
O recurso, chamado de “Diretório”, começou a ser liberado apenas para usuários de Android (ainda não existe previsão para IOS) e basicamente consiste na utilização da pesquisa para localizar empresas próximas, sem precisar sair do aplicativo.
De acordo com o Diretor Geral do WhatsApp no Brasil, Guilherme Horn, em breve a opção de pagamentos direto na tela do chat será liberada.
A ferramenta visa, inicialmente, aproximar negócios locais. Nesse primeiro momento, como é possível ver na imagem acima, categorias como restaurantes, lanchonetes, mercearias, lojas de roupas e serviços automotivos já estão disponíveis em uma primeira versão.
Como vai funcionar
Após a seleção da categoria e busca, será possível escolher o estabelecimento e adicionar os itens desejados no catálogo da loja ao “carrinho de compras”.
Ao concluir a seleção dos produtos, os itens são enviados para a loja, por meio de uma mensagem no chat do WhatsApp. A empresa receberá uma notificação e poderá validar os itens, editando o pedido, caso seja necessário, com o valor do frete ou algum desconto.
Nesse momento, após essa etapa, basta combinar direto no chat a forma de pagamento e local de entrega dos produtos.
Sistema de pagamentos
O sistema de pagamento ainda não está disponível no Brasil, porém, durante o evento onde a novidade foi apresentada, o WhatsApp deu uma amostra de como o sistema irá funcionar.
Após a conclusão do pedido, o usuário poderá incluir o endereço de entrega e a forma de pagamento direto no aplicativo.
Por fim, o WhatsApp irá ficar com um pequeno percentual da transação, como já ocorre em plataformas similares, como o Mercado Livre, por exemplo.
Nesse momento, a plataforma está sendo amplamente testada na Índia e a expectativa é que até o início de 2023 esteja 100% liberada no Brasil, incluindo as formas de pagamentos e também a usabilidade para dispositivos iOS.
Gostou da novidade?
Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado.