Nos últimos artigos, escrevi bastante sobre a concorrência acirrada que as Redes Sociais enfrentam atualmente.

2022 registrou um movimento nunca visto antes em relação
às alterações das Redes. O crescimento e ascensão do TikTok forçou bastante a Meta, que atualizou-se e vem testando novos recursos no Instagram e no Facebook.

Além disso, o LinkedIn apresentou novidades, o Twitter ganhou novos holofotes e até o YouTube passou por mudanças importantes, proporcionando mais visibilidade ao Shorts.

Com esse cenário, o reinado do Google enquanto buscador (e, principalmente, gerador de receita proporcionada através dele) se permaneceu intacto.

O Bing não assusta e, sinceramente, só acessei o Yahoo para escrever esse artigo e confirmar se ele ainda existia.

Redes Sociais podem ser uma ameaça?

Bom, apesar do ambiente extremamente confortável, pode existir uma ameaça escondida.

O TikTok tem começado a otimizar gradativamente o seu algoritmo para apresentar respostas aos mais variados tipos de buscas.

Essa ação é reflexo da mudança de comportamento dos usuários da geração Z, como explica a citação de Prabhakar Raghavan, executivo do Google, em evento organizado pela revista americana Fortune na semana passada.

“Em nossos estudos, cerca de 40% dos jovens não vão ao mapa ou à ferramenta de busca do Google quando procuram onde almoçar. Eles vão ao TikTok ou ao Instagram”.

Segundo ele, as gerações mais novas querem conteúdo imersivo, com formatos mais “ricos”, como vídeos.

Inclusive, quando perguntado sobre os concorrentes atuais Bing e Yahoo, Prabhakar disse: “eu não considero esses nomes como desafiantes, e sim o TikTok.”

Atualmente o player é utilizado por praticamente 85% dos usuários no mundo.

Apesar dos desafios, é importante destacar que o Google tem se movimentado, seja fortalecendo o Shorts para apresentar uma forma direta e objetiva para vídeos curtos ou até testando vídeos do próprio TikTok ou Instagram como resultados relevantes de perguntas no buscador.

E você, acredita que o domínio do Google possa ser ameaçado em um curto espaço de tempo?

Abraços e até semana que vem,
Rogério S. Gomes

Categorizado em: