Em um recente estudo realizado nos Estados Unidos, foi identificado que os usuários norte americanos passam em média 16 horas por mês no Facebook, contra surpreendentes 29 horas no TikTok.

A diferença significativa forçou a Meta, empresa responsável pelo Facebook, a promover novas mudanças em seu feed.

O objetivo é bem claro: reter os usuários por mais tempo na Rede Social, aproximando o layout e os principais recursos (especialmente para vídeo) do TikTok.

As mudanças entram em vigor a partir de agosto e, em linhas gerais, o feed principal passará a ser chamado de “Home” e permitirá que novos conteúdos sejam descobertos (mecânica similar à do TikTok)

Isso inclui fotos e vídeos selecionados por algoritmos de software, que exibirão conteúdo com base nos interesses dos usuários, tanto das contas que eles seguem quanto das que não seguem.

Vale destacar que muito do conteúdo consumido no TikTok não tem relação com quem é seu amigo/conexão e sim com conteúdos que tem o poder de viralizar e manter as pessoas dentro da rede social por mais tempo.

Para não perder a essência da conexão, uma nova guia chamada “Feeds” mostrará as publicações de amigos, familiares, páginas e grupos que o usuário segue no Facebook.

Mudança também no Reels

O Meta também comunicou que, dentro do Instagram, qualquer vídeo com menos de 15 minutos será considerado um “Reel”.

Essa alteração tem o mesmo objetivo de aproximar ainda mais a rede social do TikTok.

Caso o vídeo tenha menos de 90 segundos, ele será elegível para um alcance maior, sendo entregue para usuários que não sigam o perfil. Já os vídeos mais longos do que 90 segundos deverão ficar disponíveis para visualização apenas por quem acompanha a página.

No passado, os conteúdos maiores eram credenciados para o IGTV, que surgiu em 2018 com a missão de competir com o Youtube. De lá para cá, muita coisa mudou na competição da atenção nas Redes Sociais, não é mesmo?

Abraços e até semana que vem,
Rogério S. Gomes

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