Após muitos e muitos anos, o Universal Analytics será desativado e substituído pela versão mais recente do Google Analytics: o GA4.

O GA4 foi disponibilizado no final de 2020 e, apesar de ainda ter recursos sendo implementados, já conta com uma data para conclusão da migração. O Google informou que a partir de 1º de julho de 2023, o Universal Analytics deixará de coletar dados e o GA4 se tornará obrigatório em todo o mundo.

Após essa data, ainda será possível acessar os dados processados anteriormente na propriedade do Universal Analytics por pelo menos seis meses. Como esse prazo pode mudar futuramente, o Google recomenda que os dados históricos sejam exportados.

Aqui na Explorer, desde o lançamento do GA4, já tomamos o cuidado de configurar a nova propriedade para todos os clientes ativos, além de, claro, estudar bastante as novidades da ferramenta.

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, minha recomendação é priorizar o entendimento e a instalação do GA4, para que ele já possa ir coletando dados.

Outra orientação é referente à exportação dos dados, como não se sabe se o Google irá realmente permitir acesso a informações antigas por apenas seis meses, o ideal é fazer a exportação de todo o histórico relevante.

Qualquer dúvida, fique à vontade de escrever um e-mail de volta para mim.

Abraços e até semana que vem,

Rogério Salgado

Categorizado em: