Semana passada estreei minha Newsletter no LinkedIn (caso não tenha visto, clique aqui para conhecê-la e assiná-la gratuitamente) e o recurso, embora não seja uma novidade para 2022, ainda é recente e pouco explorado pelos usuários, o que pode render bons frutos para quem está disposto a gerar conteúdo.

Para se ter uma ideia de resultados, em apenas 7 dias, foram mais de 250 inscritos na minha News e mais de 100 visualizações no artigo de novidades sobre o Instagram (link aqui) que eu escrevi semana passada.

Com esse excelente retorno em um espaço tão curto de tempo, resolvi escrever esse artigo para apresentar minha leitura sobre a news (ou melhor, sobre a geração de conteúdo como um todo) e também explicar como você pode criar a sua.


O futuro do conteúdo

Já faz muitos anos que o conteúdo/inbound marketing é colocado como tendência de marketing digital para o próximo ano. Naturalmente, em 2022 não foi diferente e o principal motivo disso é que a geração de conteúdo, especialmente aquele que realmente agrega valor, gera em todos os sentidos, mais resultados que uma divulgação tradicional.

Há muito tempo eu escrevo e-mails semanais e, sempre que posso, sugiro e incentivo que clientes e profissionais comecem a gerar o próprio conteúdo. O motivo disso é simples: ninguém conhece melhor o mercado, público-alvo e o negócio do que o próprio responsável por ele.

Gerar conteúdo proporciona aumento de autoridade, maior taxa de conversão, relacionamento mais profundo com seu público, melhor posicionamento orgânico, entre outros benefícios.

Por fim, com o e-mail tradicional ficando em segundo plano em muitos segmentos, a Newsletter do LinkedIn larga na frente para atrair mais interessados. Ela proporciona mais versatilidade e alcance, além de outros benefícios que apresento no decorrer desse conteúdo.

O que é a função Newsletter

Em linhas gerais, o recurso permite a criação e compartilhamento de conteúdos periódicos, possibilitando a você convidar suas conexões para assinarem e acompanharem suas publicações (a cada conteúdo publicado a sua audiência será notificada).

A Newsletter funciona agregando recursos e organizando os artigos (funções que anteriormente já estavam disponíveis no LinkedIn) e permite que qualquer usuário escreva um conteúdo de forma bem simples e didática (basta escolher uma capa, definir o título e escrever o conteúdo, podendo ainda inserir imagens, bullets, links externos etc).

Vantagens

Entre os principais benefícios, destacam-se a simplicidade para publicar conteúdo (especialmente para quem não gosta ou quer lidar com as complexidades de disparar um e-mail marketing ou criar um Blog).

É possível contar com o apoio do próprio LinkedIn para aumentar o alcance e ainda obter posicionamento orgânico no Google, uma vez que os conteúdos são indexados pelo buscador.

Como fazer a sua Newsletter no LinkedIn

Para ter acesso ao recurso é bem fácil. Entretanto, é importante ressaltar que é necessário cumprir alguns critérios de elegibilidade, como ter ao menos 150 seguidores e/ou conexões, ter compartilhado recentemente conteúdo original no LinkedIn (publicação ou artigo) e não ter violado as políticas da rede social.

A primeira ação para obter a News é acessar seu perfil pessoal e ativar a opção “perfil de criação”.

Após isso, você já pode incluir os tópicos adicionais. Eles são opcionais, entretanto, recomendo que você preencha o máximo de hashtags disponíveis (imagem abaixo).

Caso o recurso já esteja disponível, é só seguir para esses passos aqui (para não tornar o artigo ainda mais extenso).

Se por acaso o recurso ainda não aparecer, sugiro que aguarde alguns dias, pois mesmo atendendo aos critérios que apresento a seguir, pode ter um delay entre a ativação do perfil de criação e a disponibilidade da função.

Aguardo a sua News

Com base nos próprios resultados que obtive nessa última semana e também o conhecimento empírico que temos sobre a importância do conteúdo, espero em breve ver a sua Newsletter no LinkedIn.

Caso ainda não esteja preparado para esse passo, considere enviar e-mails periódicos que nem eu faço.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de algum apoio, me avise.

Abraços e até semana que vem!

Rogério Salgado

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