Antes de mais nada: Feliz Ano Novo! Que 2022 seja um ciclo de muita saúde, prosperidade e sucesso!
Escrevi hoje o primeiro conteúdo do ano para a Explorer e optei por começar janeiro falando sobre o Instagram. Você irá notar que mudei um pouco o formato e apresentação do texto, portanto, depois me conte se gostou.

A ideia central é apresentar uma linguagem mais fluída, deixar os títulos dos tópicos didáticos, além de complementos e imagens para agregar mais informações.

2022

Para esse ano, o Instagram pré-anunciou algumas novidades e os recursos mais aguardados são:

– Feed em ordem cronológica: Sim, o feed deve voltar a ter ordem cronológica (atualmente está por “importância”). Esse movimento reforça a importância de publicações em real time.

– Mais um pouco do TikTok: Para 2022 são esperados movimentos que aproximem o Instagram do rival chinês. Não é possível assegurar que o Instagram consiga frear o crescimento do TikTok, mas vale lembrar que após não conseguir comprar o Snapchat, o Insta simplesmente copiou os Stories e hoje muitas pessoas nem sabem do paradeiro do Snap (trágico).

– Novas interações nos Stories: Atualmente já é possível reagir a um Stories deixando like, risada e outras reações, entretanto, para esse ano, já foi anunciado que novas formas de interações estarão disponíveis.

– Múltiplas Timelines: Já pensou em ter um feed para cada tipo de público ou categoria? Um dos desenvolvedores do Instagram afirmou que a rede social está trabalhando em uma nova funcionalidade que pode permitir isso. Se acontecer, muitos profissionais, especialmente da área da saúde vão ficar contentes, afinal isso irá permitir acabar com o dilema de ter dois perfis (um comercial e outro pessoal).

– Stories exclusivos e pagos: A última grande novidade que pode chegar é para animar quem gera conteúdo no Instagram e até celebridades.

É possível que a rede social esteja trabalhando em um modelo de monetização para os Stories. Com isso, será possível vender conteúdos exclusivos!



2021

– Fim do Arraste pra Cima e adição de link externo: A mudança mais importante no ano passado foi o fim do recurso de arrastar pra cima, que estava disponível somente para contas com mais de 10.000 seguidores. Agora, qualquer perfil pode aplicar uma figurinha com um link externo (um excelente recurso para estimular acessos a sites e conteúdos externos).

– Número de curtidas de volta: Em 2019, o Instagram anunciou a remoção do volume de curtidas nas publicações (em outras palavras, a rede social indicou que queria foco na qualidade do conteúdo gerado e não com o volume de likes) e, para surpresa de alguns, a opção de retornar com a visibilidade no número de likes está de volta (quem sabe para ficar).

– Messenger integrado: O aplicativo de mensagens do Facebook foi 100% integrado ao Instagram. Com o WhatsApp cada vez mais conectado as demais redes, é possível que esse recurso ainda receba novas atualizações.

– Um pouco do TikTok no Insta: Visando estimular a publicação de conteúdos em vídeos e combater o crescimento do TikTok, o Instagram lançou a função Remix, muito similar ao recurso Dueto, que basicamente permite a criação de vídeos compartilhados entre duas contas. Inclusive, mesmo que não seja uma novidade de 2021, intensificou-se muito a relevância dos vídeos, especialmente o Reels, tem ganhado muita visibilidade na rede social.

– Posts com dois autores: Já no final do ano, o Instagram lançou a funcionalidade dois autores, que permite que contas se unam para publicações conjuntas, ampliando assim a sua visibilidade e engajamento.

– Figurinhas e mais figurinhas: Desde de 2020, o Instagram vem disponibilizando recursos diferenciados em figurinhas. Sem sombras de dúvidas, o de maior destaque foi o “Use a Sua” (imagem abaixo).

O recurso definitivamente bombou no final do ano. Ele permite a criação uma espécie de corrente envolta de algum tema.

No mais, outros recursos menos importantes foram lançados, como por exemplo: opção para publicar pelo computador, Reels de até 60 segundos e músicas em fotos do feed.

Ufa! Chegamos ao fim desse resumo (obrigado por chegar até aqui).

Como foi possível ver, o Instagram realizou mudanças importantes ao longo de 2021 (talvez a mais significativa tenha sido o fim do arraste pra cima, o que tornou a rede ainda mais comercial para empresas e profissionais). Para 2022 muita coisa deve ser incorporada, ainda mais se considerarmos que os outros players do mercado, especialmente o TikTok, também devem apresentar novos recursos e funções.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de me avisar. A intenção é escrever bastante ao longo do ano e o seu feedback pode ser importante para acertar o estilo do conteúdo, temas a serem abordados etc.

Obrigado e até semana que vem!

Abraços,

Rogério Salgado

Categorizado em: