Quem não se lembra do icônico pinguim e das visitas às lojas do Ponto Frio, especialmente durante a década de 90?

Era um evento, uma experiência que misturava a empolgação de adquirir um novo eletrodoméstico, móvel ou produto, com a diversão de interagir com o seu mascote simpático.

Para mim, o Ponto Frio era definitivamente sinônimo de qualidade, confiança e até momentos felizes.











Talvez eu esteja sendo excessivamente nostálgico ou simplesmente romantizando uma marca, mas o fato é que o Ponto Frio passou por um declínio notável e quase caiu no meu esquecimento total. Diante da notícia de que a empresa estava voltando a adotar seu nome original, resolvi escrever este artigo.

Para aqueles que não acompanharam, em 2021, a empresa optou por se chamar apenas “Ponto“, mas após três anos decidiu reintegrar o “Frio” ao seu nome. Este é um caso curioso e até raro de rebranding reverso.

Em comunicado, a empresa justificou a mudança ao fato de ouvir e de se adaptar às necessidades dos clientes.

“A decisão de voltar ao nome icônico foi tomada em resposta aos desejos e à forte conexão emocional do público com a marca, que continuava se referindo a ela como Ponto Frio”, diz o Grupo Casas Bahia.

Bom, o Ponto Frio ainda está longe de ser a marca que conhecíamos. No site e nas redes sociais, a comunicação é extremamente distante do público que frequentava as lojas físicas. Tudo tem um ar mais informal e uma comunicação extremamente destinada a gerações mais novas (parece meme, mas acredite, as imagens abaixo são do Instagram oficial da marca).

Além disso, mesmo com a volta do nome, o tradicional vermelho não retornou para a parte visual e ainda não dá para saber se vêm mais mudanças por aí ou se foi apenas o nome que não agradava mais à direção da empresa.

Bom, ao menos um ponto positivo, da ótica de SEO, os redirecionamentos de ponto.com para pontofrio.com.br foram corretos.

Agora, nos resta aguardar os próximos passos. Ainda não me imagino comprando no Ponto Frio, mas quem sabe isso muda no futuro.

E você, qual sua lembrança da marca? Acompanhou esse movimento de se tornar Ponto e voltar a ser Ponto Frio ou nem se lembrava mais do simpático pinguim?

Rogério Salgado.

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