Você já ouviu falar da tendência polêmica que está tomando conta do TikTok? É a “Live de NPC”, originada do mundo dos videogames. NPC é a abreviatura de ‘non-playable character’, que significa personagem não jogável. Esses personagens são como figurantes controlados pelo próprio jogo e costumam ter trejeitos repetitivos.

A ideia por trás da tendência é se vestir e imitar um desses personagens em troca de presentes digitais enviados pelos espectadores. Quando um presente é enviado, o criador reage à animação que aparece na tela.

Aqui está a reviravolta interessante: cada presente digital que um criador de conteúdo do TikTok recebe tem um valor em moedas, que pode ser convertido em dinheiro real. Cada moeda vale apenas 0,01 centavos de dólar, mas, quando acumuladas em grande quantidade, podem resultar em um saldo considerável. Metade do valor arrecadado vai para a plataforma, e a outra metade fica com o criador.

Live de NPC no TikTok: A Tendência Explosiva e as Medidas da Plataforma

No entanto, essa tendência começou a crescer rapidamente e, devido ao seu sucesso, o TikTok já está começando a tomar medidas. A plataforma está bloqueando algumas dessas lives, principalmente devido ao excesso de utilização e ao fato de algumas pessoas estarem abusando dos recursos para levar ao limite os influenciadores que fazem as lives.

A popularização desse modelo começou com a canadense PinkyDoll, reconhecida como pioneira. Ela teve a ideia de criar respostas especiais de acordo com os presentes que recebia. Por exemplo, ao receber um presente virtual de sorvete, PinkyDoll costumava reagir com o bordão “ice cream so good,” ou até estourava um milho de pipoca usando uma chapinha de cabelo. Seus vídeos viralizaram não apenas no TikTok, mas também em outras redes sociais.

A tendência também já chegou e se popularizou no Brasil, porém, com toda a visibilidade e debates sobre a escravização digital, a maior possibilidade é que o TikTok siga bloqueando o conteúdo e em breve a trend saia do circuito. Caso isso aconteça, pode ser mais um exemplo do fenômeno Clubhouse, que basicamente exemplifica temas que ganham muita visibilidade, furam a bolha rapidamente e depois somem, como também aconteceu mais recentemente com o Threads.

Rogério Salgado

Categorizado em: