Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais popular entre os brasileiros nos dias atuais. Muito provavelmente, você faz parte dos mais de 100 milhões de usuários do aplicativo, e praticamente todo mundo que você conhece também deve fazer. Nessa linha de raciocínio, se sua empresa ainda não utiliza, eu estaria em perguntando, por que sua indústria não deveria ter um WhatsApp próprio como meio de comunicação com os clientes?

Caso ainda esteja na dúvida, separamos a seguir os principais benefícios do WhatsApp para sua indústria.

Minha indústria pode ter um WhatsApp?

Antes de mais nada, é importante destacarmos que sua indústria pode sim ter um canal de WhatsApp para comunicação. Uma conta no WhatsApp é algo simples de se criar, rápido de se administrar, prático de se manter e inicialmente é gratuito (existem ferramentas e soluções pagas que permitem mais controle e segurança, porém ainda não vamos falar disso).

Assim como as pessoas físicas utilizam o aplicativo, as empresas também podem se valer do WhatsApp Business, vertente da ferramenta voltada ao mundo de negócios.

Como o WhatsApp pode ajudar a indústria

O WhatsApp permite à sua indústria criar um canal de comunicação rápido, de retorno quase imediato e extremamente prático.

Com um número único disponível nas mãos de seu time de vendas, por exemplo, é possível realizar orçamentos, tirar dúvidas e fornecer um atendimento personalizado. Também pode ser interessante montar estratégias de envio de mensagens automáticas ou criar menus com robôs que realizem o atendimento ao cliente diretamente por ali, sem a necessidade de interferência humana até determinado momento da conversa.

Além deste canal de vendas e pós-vendas, ele também pode te ajudar a manter uma lista de contatos ativa, com os dados de clientes e potenciais clientes, o que favorece a criação de outras ações de marketing de relacionamento, que podem se converter em um aumento de vendas.

Como fazer uma conta no WhatsApp Business?

A extensão para negócios é gratuita, e basta contar com um aparelho de telefone celular habilitado. Ao cadastrar seu número no aplicativo WhatsApp Business, que é diferente do aplicativo padrão, a ferramenta solicita uma confirmação e alerta que seu perfil irá se tornar comercial. Feito isso, seus contatos receberão uma notificação ao iniciar uma conversa com você, que diz “Você está conversando com uma conta comercial”.

Isso é positivo em termos de transmitir autoridade e formalidade à sua empresa. Ou seja, seu público percebe sua indústria como uma marca série e que inspira confiabilidade.

Que funções o WhatsApp Business tem para minha empresa?

Com a versão comercial do WhatsApp, você tem acesso a novas funções do aplicativo como a programação de respostas rápidas, criação de etiquetas e figurinhas, além da análise de métricas como número de mensagens enviadas, recebidas e abertas; criando uma base para sua indústria aprimorar a comunicação entre empresa e cliente.

Além disso, você também pode cadastrar dados úteis como horário de funcionamento, endereço, área de atuação e seu endereço virtual, diretamente no perfil de seu número.

Com a versão comercial do WhatsApp, você tem acesso a novas funções do aplicativo como a programação de respostas rápidas, criação de etiquetas e figurinhas, além da análise de métricas

Conheça as listas de transmissão

Uma outra vantagem é a possibilidade de disparo de mensagens em massa (via lista de transmissão), o que permite que você informe seus contatos sobre novidades, promoções, eventos ou qualquer ação que sua indústria realize. Mas atenção: apesar de ser um bom suporte aos disparos de comunicações em massa, é importante utilizar a ferramenta de forma ponderada com seus clientes, respeitando horários comerciais, dias da semana, limite de caracteres e outras boas práticas, que criem um relacionamento de engajamento e não de rejeição com sua indústria.

Também é importante lembrar que o envio de mensagens a números que nunca tiveram nenhum tipo de contato com você pode ser considerado invasivo e afetar a reputação da sua empresa. Parcimônia é o segredo quando se trata de uma ferramenta de uso pessoal de seu público-alvo.

Divulgando seu WhatsApp e recebendo contatos

Com um número de WhatsApp disponível, é fundamental divulga-lo e para isso chegar aos seus clientes e potenciais clientes, existem inúmeros caminhos, como por exemplo:

  • Divulgação através de posts e anúncios nas Redes Sociais. Atualmente o Facebook e Instagram já permite campanhas integradas diretamente ao WhatsApp;
  • Envio de e-mail marketing para seus clientes, potenciais clientes e até clientes inativos, convidando-os a conhecer o mais novo canal da empresa;
  • Inserção do seu número de WhatsApp diretamente em seu site, criando, inclusive, uma API ou plugin que leve o usuário que visita seu site diretamente a uma conversa no WhatsApp, por exemplo. Esses plug-ins costumam acompanhar a navegação, deixando um ponto de contato visível durante toda a navegação.

Agora que você já entendeu a importância de obter um WhatsApp para sua indústria, que tal pensar em investir em ações que integrem essa ferramenta ao seu plano de marketing?

Entre em contato conosco e descubra melhor como essas ações funcionam.

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