Os anúncios do Google receberam dezenas de atualizações e novidades no ano passado, sendo que as mais importantes reforçam o foco e principais apostas do buscador para esse 2022.
De forma resumida, todos os movimentos estão divididos, na minha visão, em dois grandes pilares: performance e mensuração.
Primeiro, o Google Ads historicamente sempre lança novidades com o objetivo dos anúncios terem um desempenho cada vez melhor, afinal, quanto mais isso ocorrer, maior será a fidelização dos anunciantes na plataforma.
Para ilustrar isso, ao longo dos últimos 12 meses, tivemos:
– Estratégia de lances mais inteligentes;
– Anúncios com melhor adaptação para mobile;
– Lançamento da campanha de Maior Desempenho (exemplificada na imagem abaixo e uma das maiores apostas na minha visão);
– Extensão de imagem;
– Campanhas de conversão no Youtube;
– Anúncio de promoção específico para o segmento hoteleiro;
– Melhoria nas recomendações de otimização.
Esses foram apenas os principais recursos lançados, entretanto, na prática, houve mais de 20 com esta finalidade.
Inclusive, vale ressaltar outras novidades, como a exibição de palavras com somente impressões no relatório de termos de pesquisas (anteriormente o Google só exibia palavras-chaves com cliques), que até poderia ser categorizada como uma novidade de otimização, entretanto, tudo que permitir otimizações e aprimoramentos mais profundos, irá contribuir direta e indiretamente para o pilar performance.
O segundo pilar é a mensuração de resultados, que tem como objetivo tanto facilitar a otimização dos resultados, quanto entender que o Google Ads é uma excelente fonte de resultado para qualquer segmento.
As novidades nessas frentes foram inúmeras e, pode ter certeza, o Google não dá ponto sem nó, afinal, quanto mais valor e retorno as empresas e profissionais enxergarem na ferramenta, mais investimentos serão realizados nela.
Nessa frente, destacam-se os seguintes pontos:
– Anúncios de Display e Youtube inseridos nos relatórios de atribuição do Google Ads (imagem a seguir);
– Lançamento de métrica EVCs (Conversões de Visualização Engajada);
– Assistente para importação de conversões off-line;
– Layout do desktop e novidades no App para facilitar a gestão e análise dos resultados;
– Aprimoramento de recomendações no Google Shopping;
– API do Google Ads passa a oferecer suporte para recomendações e o planejador de palavras-chaves.
Desde 2018, o Google vem crescendo na quantidade de recursos lançados. Além do natural aumento da concorrência, com Facebook/Instagram cada vez mais consolidado e agora com LinkedIn, Pinterest e TikTok começando a incomodar um pouco mais, é natural que o buscador deseje seguir na vanguarda de anúncios.
Como aproveitar o Google Ads em 2022
Para finalizar esse artigo, gostaria de dividir o que precisa ser feito para aproveitar ao máximo o Google Ads, uma vez que entendo a ótica dessas novidades e as tendências que elas representam.
Em suma, é importante ter a inteligência artificial e aprendizado de máquina do Google a seu favor, assim a própria ferramenta pode aperfeiçoar os resultados com base no histórico.
Para isso, é fundamental ter um excelente site, com páginas de destino focadas em conversão, conteúdo claro e objetivo, excelente adaptação para mobile e ótimo tempo de carregamento.
Outro ponto fundamental: é ter as melhores práticas de mensuração de resultados, desde Google Analytics (importante já ir se preparando para o GA4), Tag Manager e Data Studio, considerando todas as conversões e integrações necessárias com o Google Ads.
Com isso, o processo de otimização será cada vez melhor e mais efetivo. Unindo a mensuração a um bom site, o último ponto passa a ser planejar bem uma campanha, conhecendo seu público-alvo e construindo anúncios assertivos para sua audiência.
Abraços e até semana que vem,
Rogério Salgado