O Instagram está se preparando para lançar um novo aplicativo de texto nos Estados Unidos. Com um limite de 500 caracteres por postagem, a plataforma pretende competir diretamente com o Twitter.

A informação foi divulgada por Lia Haberman, professora de marketing social e influência na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e uma das selecionadas para testar o novo aplicativo da Meta.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a Meta planeja lançar o aplicativo em junho deste ano. Imagens divulgadas por Haberman mostram algumas funcionalidades da plataforma de texto, que será baseada no código-fonte do Instagram. Além disso, contas verificadas no Instagram também serão verificadas no novo aplicativo, chamado Projeto 92.

A nova plataforma de texto da Meta permitirá aos usuários interagir por meio de curtidas, respostas, republicações e mensagens privadas. Também será possível compartilhar vídeos de até cinco minutos, fotos e links. Essas opções são semelhantes às oferecidas pelo Twitter, que possui um limite de 280 caracteres para usuários da versão gratuita.

A moderação de conteúdo da nova rede social de texto da Meta seguirá as regras da comunidade do Instagram. Enquanto isso, o Twitter recentemente flexibilizou suas políticas de remoção e rotulagem de postagens desde a aquisição por Elon Musk, o que gerou opiniões divergentes entre os usuários.

O aplicativo também oferecerá autenticação de dois fatores gratuitamente, segundo relatos de Haberman. Isso contrasta com o Twitter, que restringe essa opção aos assinantes do Twitter Blue, uma assinatura mensal que custa a partir de R$ 42.

Assim como a nova rede social Bluesky, desenvolvida pelo cofundador do Twitter Jack Dorsey, a plataforma de texto da Meta será descentralizada. Isso significa que os usuários poderão interagir com contas e postagens de outras redes sociais abertas.

Com o lançamento relativamente próximo, a competição entre as plataformas promete aquecer o mercado das redes sociais.

Abraços,

Rogério Salgado

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