Se você acessou as redes sociais na última semana, especialmente o Instagram, certamente notou uma nova febre entre os usuários: avatares futuristas!

De um dia para o outro, diversos usuários começaram a atualizar as fotos de perfis para imagens realistas criadas através de inteligência artificial.

Aqui vão alguns exemplos:


Conheça o Lensa

O efeito viral se deu através de um aplicativo chamado Lensa, que apesar de existir desde 2016, somente agora ,com novos recursos – como, por exemplo, a possibilidade de criar imagens com uma pitada de metaverso -, se popularizou entre os usuários.

Dentro do app, uma ferramenta chamada Magic Avatars (que atualmente é paga) é a grande responsável pelos avatares. 

Caso você deseje testar, é importante seguir rígidamente os critérios abaixo. Do contrário, é muito provável que o resultado não seja o esperado.

– Mínimo 10 fotos. Máximo 20 fotos;
– A mesma pessoa em todas as fotos;
– Nenhuma outra pessoa na foto;
– Selfies e fotos de retrato;
– Fundos variados;
– Variedade de expressões faciais;
– Variedade de ângulos de cabeça;
– Sem exceção de fotos (mesmo cenário);
– Sem nudez;
– Sem crianças, apenas adultos.

Mesmo com tantas regras, a própria plataforma ainda destaca:

“O tipo de inteligência artificial que utilizamos no Magic Avatars pode gerar artefatos, imprecisões e defeitos nas imagens resultantes, e isso está fora do nosso controle. Os resultados finais dependerão de como os requisitos são seguidos e, portanto, esteja ciente e aceite esse risco antes de continuar”.

Em adicional, não preciso nem dizer que é necessário aceitar na íntegra os termos de uso e a política de privacidade, certo? 

Inclusive, esse item foi objeto de grande polêmica entre especialistas, uma vez que o app solicita, entre outras coisas, uma série de informações pessoais e se diz detentor perpétuo das imagens geradas.

Por que viralizou?

Bom, agora que você já conhece o Lensa, é importante refletirmos sobre o motivo que fez seus avatares viralizarem tanto. 

Na minha visão, isso ocorreu por conta do desejo natural das pessoas em anteciparem o futuro, pensando em toda a tecnologia que ele pode nos proporcionar. Além disso, é natural que toda a especulação sobre as possibilidades do metaverso venha à tona com recursos como esses.

Por fim, entrar no hype, seja por um meme, recurso ou qualquer outro motivo é algo extremamente natural nas Redes Sociais. As pessoas gostam de testar ferramentas, copiar movimentos e, claro, engajar ao máximo com os amigos e seguidores.

E você, entrou ou pretende entrar na onda do Lensa? Gostou do resultado?

Abraços e até semana que vem,

Rogério Salgado

Categorizado em: