Durante as últimas semanas tem se tornado muito comum escutar de clientes, parceiros e fornecedores a mesma pergunta: minha empresa deve estar no TikTok?

Geralmente minha resposta costuma ser: “não devemos olhar pela ótica de se a empresa deve ou não estar no TikTok e sim quando…”.

Essa resposta é relativamente simples, afinal, o TikTok segue em amplo crescimento e com isso a cada dia é maior a probabilidade do seu público-alvo estar lá dentro.

Vamos aos números:

Bom, o primeiro passo é entender que hoje o TikTok não é mais uma rede em consolidação no mercado, em setembro de 2021 a empresa alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ao longo do mundo e, desde então, o seu espaço dentro da casa do brasileiro vem crescendo cada dia mais, seja nos smartphones ou em mídias tradicionais como a grade de comerciais da TV Globo, publicidade em jogos de futebol e até mesmo anúncios nos concorrentes Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.

A imagem acima foi extraída do Google Trends e exemplifica o crescimento de buscas por termos relacionados a TikTok no Brasil desde 2020.

Os três pilares da análise

Com a tendência de crescimento e consolidação, conseguimos partir para análise do “quando” entrar na Rede Social.

Para isso, costumo avaliar três óticas que estão correlacionadas:

1. Meu público-alvo já está na Rede Social ou está começando a entrar (Caso sim, é um excelente momento para considerar a atuação nessa frente);

2. Estou disposto a apostar (O Clubhouse não deu em nada, mas poderia ter sido um sucesso, portanto, apostar no sucesso de uma nova rede social também faz parte e quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno no futuro);

3. Consigo aceitar a adaptação que o TikTok impõe (o conteúdo é somente em vídeo e requer uma linguagem mais informal. Além disso, é importante estar consciente que ali é o local para agregar valor, se jogar nas tendências e testar abordagens descontraídas).

Para se ter uma ideia da força do TikTok em alguns segmentos, o mercado da música vem se revolucionando graças a rede social. No mundo inteiro, é comum nos depararmos com músicas antigas voltando as paradas de sucesso como a música Dreams, de Fleetwood Mac, de 1977, que retornou ao Top 10 da Billboard após 42 anos do seu lançamento.

Devo criar a conta da minha empresa agora? 

Agora que entendemos uma pequena parcela da potência dessa rede social e também como avaliar se é o momento de iniciar essa atuação, pode surgir o desejo de criar uma conta comercial imediatamente e começar a publicar conteúdos na plataforma, na esperança de uma viralização rápida. No entanto, é nesse ponto que eu sempre falo: calma.

Você até pode criar o perfil e reservar seu @, entretanto é recomendado cautela, pois entrar no TikTok, como mencionei anteriormente, requer uma adaptação de linguagem e abertura para novas formas de comunicação, o que muitas vezes é uma barreira para o mercado tradicional e conservador brasileiro e nem todos estão dispostos a abdicar do tradicionalismo e embarcar de cabeça em tendências e conteúdos virais voltados para o público jovem – 66% da rede social possuí menos de 30 anos, com a faixa etária predominante entre 16 e 24 anos.

E por conta desse público é primordial pensar e repensar sua estratégia. Hoje, por exemplo, uma empresa do ramo industrial que trabalha essencialmente para o público B2B, precisa ter a clareza de que entrar no TikTok não é garantia de expansão de negócios e reflexo no número de vendas para o time comercial.

Diferente de segmentos que trabalham diretamente com o consumidor como pizzarias, lanchonetes, restaurantes e comércio em geral que, através da rede social, podem aumentar o fluxo de visitantes ao viralizar.

Ah, mas lembre-se: não entrar agora, não significa deixar de acompanhar os movimentos, afinal amanhã o cenário pode mudar.

E se meu concorrente entrar, devo entrar também? 

Nem sempre eu preciso correr por conta de um concorrente. Não é sobre tempo, mas é a forma que eu desejo entrar para brigar por aquele público. Como apresentei anteriormente, o TikTok é uma plataforma que demanda trabalho de criação e, principalmente manutenção de audiência.

Isso significa que criar uma conta e postar antes não é a garantia do sucesso; pelo contrário. A rede social é recheada de exemplos de criadores pioneiros que explodiram com um vídeo ou meme e caíram em um esquecimento posterior por não sustentar o que o seu público sonhava.

Além disso, sair na frente não é sinal de que algo vai dar certo. Em uma breve comparação, você provavelmente deve lembrar do fenômeno de três semanas que foi o Clubhouse – o “LinkedIn por voz” que chegou como uma ferramenta revolucionária, gerou gatilho de exclusividade e, poucas semanas depois morreu pois começou a trazer mais do mesmo, debates em áudio, um formato totalmente saturado quando pensamos que estamos há dois anos fazendo diariamente conferências e mais conferências.

O exemplo do Clubhouse serve para lembrar que, na época, muita gente investiu tempo, produziu conteúdo para a plataforma e, semanas depois, viu tudo ir por água abaixo após o formato morrer. O que certamente não vai acontecer tão cedo com o TikTok.

E os anúncios? 

Os anúncios já estão disponíveis, no entanto, diferente das tradicionais peças que estamos acostumados no Facebook, Instagram e Google, dentro da plataforma um anunciante de sucesso é aquele que também se adapta ao público.

Magazine Luiza, iFood, Rappi, Americanas, entre outras grandes marcas, são exemplos de empresas que criaram publicidades específicas para a plataforma, investindo, inclusive, em criadores de conteúdo originais e gerando uma proximidade maior com o usuário. No TikTok, apenas desdobrar uma peça originalmente pensada para outra rede social não é uma opção.

Por fim, apesar disso, confesso que os anúncios são um caminho mais rápido para conhecer a rede social e testar seu alcance e aderência.

O que fazer em 2022?

Hoje minha maior recomendação para quem deseja criar uma conta para sua empresa no Tiktok, antes de tudo, seria criar uma conta pessoal e acompanhar o que se passa lá dentro através de uma imersão de conteúdo e, depois, entender se aquele espaço é, de fato, aderente para o que você espera para o seu negócio.

Além disso, vale reforçar que hoje a rede social apresenta o melhor algoritmo para entrega de resultados orgânicos dentro da plataforma, com um espaço amplo e democrático para quem pretende produzir conteúdos virais ou informativos.

Eu, pessoalmente, sou um heavy user do TikTok e ferrenho defensor da rede social, mas ao mesmo tempo tenho um pé atrás quando debatemos sobre montar uma conta da própria Explorer na plataforma. Nós sabemos fazer, mas será que agora é o momento?

Créditos: Texto idealizado e escrito por Felipe Higino, da Agência Explorer.

Abraços,

Rogério Salgado

 

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