A corrida da Inteligência Artificial está apenas no começo e parece que agora é a vez da Meta entrar de vez nesse mercado. Enquanto o ChatGPT e Gemini do Google se popularizaram rapidamente, Mark Zuckerberg estava preparando seu próximo grande passo: uma IA capaz de transformar nossa interação.
Inicialmente planejada para estar disponível no WhatsApp, Instagram e Facebook, a ferramenta promete mudar a forma como nos comunicamos e realizamos tarefas do dia a dia. Imagine poder abrir uma conversa no WhatsApp com a IA, solicitar um texto, análise ou até mesmo uma imagem. Encaminhar um áudio e pedir uma síntese são apenas alguns exemplos do que essa inovação vai possibilitar.
Essa tecnologia tem um enorme potencial, especialmente aqui no Brasil, onde o WhatsApp é uma ferramenta essencial. A capacidade de realizar tarefas diretamente no aplicativo vai trazer praticidade e eficiência para o nosso cotidiano digital, facilitando desde a comunicação pessoal até o atendimento ao cliente.
Vale destacar que a Meta já havia incorporado inteligência artificial para criação, otimização e análise de anúncios, redação de posts, no próprio algoritmo das suas redes sociais. Entretanto, nada parecido com o descrito acima. A ideia em si nem seria tão inovadora, afinal outros players fazem exatamente isso, porém, a forma de acessar pode ser o grande trunfo.
Por fim, confesso que se pudesse fazer tudo pelo WhatsApp seria maravilhoso, afinal traz muito mais praticidade para o dia a dia. Não duvido do potencial da Meta de alcançar pessoas, uma vez que a empresa já possui as maiores redes sociais do mundo, e o próprio WhatsApp, que é gigantesco especialmente no Brasil. Isso pode facilitar muito a adoção das soluções de IA pelas pessoas, inclusive as mais leigas.
Entretanto, um desafio que a empresa terá é mudar o comportamento das pessoas. O recurso de transferência de dinheiro no WhatsApp é um exemplo de algo que chegou para simplificar e, mesmo assim, não pegou tanto no gosto do brasileiro. Quando falamos de mudança de comportamento, temos de lembrar que existem pessoas que pesquisam “Google” na barra do Chrome para chegar ao Google e pesquisar algo, rs.
Apesar do potencial, ainda não há previsão de lançamento oficial da IA da Meta aqui no Brasil.
Rogério Salgado