Quem investe em marketing digital sabe que um dos grandes diferenciais, se não o maior, especialmente quando comparamos as ações ao marketing tradicional e outras iniciativas, é poder de mensuração de todos resultados.

Avaliar todos os dados e métricas disponíveis permitem ampliar a assertividade das campanhas e claro, medir os resultados.

Mas talvez você se pergunte: como avaliar todos estes dados para avaliar a performance da sua indústria nas ações digitais? A resposta é simples, através do Google Analytcs!

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, que oferece informações sobre quem acessa seu site, quando, de que origem, por quanto tempo de permanência em média os usuários se mantêm na sua página, qual a taxa de conversão de quem acessa o site, entre muitos outros dados.

Tudo o que está dentro do Google Analytics pode servir de informação para você, e cruzando estas informações, é possível avaliar melhor as estratégias e tomar melhores decisões. Por isso, ele é muito mais do que uma ferramenta de monitoramento de tráfego e sim um ambiente precioso para fornecer insights que ajudem sua indústria a direcionar ações de marketing.

O Google Analytics serve para indústrias

O Google Analytics serve para qualquer segmento que tenha uma presença digital e deseje acompanhar os resultados das ações. Com as indústrias, não seria diferente.

Muitas empresas atuam como e-commerce B2B, ou seja, permitem que os clientes adquiram seus produtos diretamente em seu site. Nesse caso, por exemplo, se através do Google Analytics você identificar que as pessoas estão acessando o seu e-commerce oriundas do Google, vale a pena fortalecer uma campanha de Google Ads ao invés de focar em outras plataformas digitais. Já se for identificado que as pessoas estão chegando até o site de sua indústria através do Facebook, vale a pena reforçar a presença de sua marca por lá.

Um outro exemplo: se os visitantes não estiverem convertendo em vendas nos acessos mobile, ou seja, via celular, pode ser a hora de repensar a responsividade de seu site e a experiência do usuário por ali, ou mesmo de rever a facilitação do preenchimento de formulários e até cliques para seu canal de WhatsApp.

Todos estes detalhes sobre quem acessa seu site, você pode obter através do Google Analytics.

Identificando a origem, o perfil de público, o provedor utilizado ou sistema operacional, o tipo de conexão (se via celular ou desktop), os dias e horários de maior acesso, entre outros dados, sua indústria tem uma mina de ouro nas mãos para compreender melhor seu público-alvo e seus hábitos de consumo, para assim, formular estratégias ainda mais assertivas de atração, retenção e conversão destas pessoas em clientes.

Como usar o Google Analytics a favor da indústria

O Google Analytics deve ser configurado junto ao seu site através de um código enviado pelo próprio Google. Ao inseri-lo em seu site, ele passará a monitorar tudo o que ocorre por ali.

Se configurado corretamente, o Google Analytics ainda pode trazer insights poderosos. Por exemplo; como é possível monitorar quem está acessando cada página, se houver diferenças de perfil de público, você poderá modifica-las conforme o interesse, ou avaliar a inclusão de novos públicos-alvo em suas campanhas digitais que estejam direcionando os usuários ao seu site.

É possível ainda filtrar apenas os usuários que converteram vendas para avaliar perfil, origem, etc., e até mesmo realizar testes de conversão – os chamados Teste A/B – para verificar de que forma uma determinada página traz mais conversões (invertendo uma imagem de posição, deletando um vídeo, inserindo um botão atraente, etc.)

Quem pode ajudar com o Analytics?

Caso você tenha dificuldade em extrair o máximo que essa ferramenta te permite, fique tranquilo. Existem agências especializadas em marketing digital, como a Agência Explorer, que podem te auxiliar com isso.

Como a Agência Explorer pode me ajudar?

Aqui, na Explorer, contamos com um time de profissionais experientes e certificados em uma célula exclusiva de performance, onde os resultados de cada ação, cada campanha e cada cliente nosso são coletados, avaliados e informados em forma de relatórios frequentes. Dessa forma, você não precisa se preocupar com nada.

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